Sem categoria

Lula volta a defender Previdência: ela “não é deficitária”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (12), em cerimônia no edifício-sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, que a Previdência Social não é deficitária. "Se do ponto de vista contábil a gente é obrigado a dizer que a Previdência tinha um déficit de R$ 47 bilhões, do ponto de vista prático a Previdência Social, daqueles que pagam e que recebem, não é deficitária", disse.

Ele criticou os que apresentam a Previdência Social como culpada pelas dívidas. “Não vamos vender falsas ideias e falsas realidades. Foi o Congresso Nacional e a Constituinte que decidiram que trabalhadores rurais que não contribuíram com a Previdência têm direito de receber aposentadoria.”

Leia também: 

As declarações foram dadas durante visita ao INSS, quando o presidente conheceu a Sala de Monitoramento do Atendimento, que está em funcionamento há pelo menos um ano, e permite o acompanhamento on-line das 1.136 Agências da Previdência Social. O sistema também fornecendo informações sobre o número de pessoas atendidas e em espera, além do tempo de atendimento.

A avaliação feita por Lula sobre a inexistência do déficit na Previdência vai ao encontro da tese defendida por especialistas ouvidos recentemente pelo Vermelho. “O problema que há na Previdência é justamente o que não vem sendo discutido: a existência, nas grandes cidades, de um percentual muito grande de trabalhadores que sempre ficaram ocupados na marginalidade. O ponto, portanto, é como assegurar o direito à Previdência, que é um direito de todos os trabalhadores, a quem já foi excluído de tantos outros direitos”, disse Flávio Tonelli.

Na ocasião, o presidente também assinou decreto que antecipa, como nos outros anos, o pagamento do abono salarial para os beneficiários da Previdência. O salário será pago em duas parcelas, a primeira em setembro e a última em dezembro.

Com agências