Anápolis fecha parceria na instalação de Telecentro comunitário

A Prefeitura Municipal de Anápolis em parceria com o Governo Federal montará 6 unidades de inclusão digital denominada Telecentro Comunitário, com o objetivo de oferecer as comunidades em situação de risco acesso as novas tecnologias da informação e comunicação.


Essa ação faz parte de uma estratégia maior desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marcando uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país.

A reunião ocorreu na última quinta-feira, pela manhã, no Ministério da Justiça, em Brasília. Fabrizio de Almeida Ribeiro representou o GGIM. Os principais assuntos tratados na reunião foram: a implantação do Telecentro.BR no município de Anápolis; a Situação do Gabinete de Gestão Interada Municipal; a apresentação do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades.

 

Objetivos

O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

A execução do Pronasci se dá por meio de mobilizações policiais e comunitárias. A articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública – será realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipais (GGIM).

Coordenação Pronasci

O Pronasci é coordenado por uma secretaria-executiva em nível federal e regionalmente dirigido por uma equipe que atuará junto aos GGIM e trata da implementação das ações nos municípios.

Para cada Telecentro serão fornecidos equipamentos de informática, conexão à Internet e bolsas para jovens monitores, além do curso de formação para esses agentes de inclusão digital.

A apresentação do Telecentro.BR é composta por bolsa para monitores – 01 por telecentro;
seleção e acompanhamento de bolsistas jovens; adequação do espaço físico e instalação.

Requisitos e prazos

Para participar da seleção, a pessoa deverá atender os seguintes requisitos: Jovem de 16 a 29 anos, morador da comunidade na qual o telecentro está instalado; Ensino médio completo, ou estar cursando ensino fundamental ou médio; Dedicação de 6 horas por dia, ou 30 horas semanais.

O prazo final para a instalação do Telecentro será junho de 2011, mas deverá obedecer as seguintes etapas: A primeira vai de julho a setembro de 2010, a segunda etapa de outubro a dezembro. A terceira etapa será de janeiro a março de 2011. A quarta e última etapa será de abril a junho de 2011.

Fonte: Fabrizio de Almeida Ribeiro
Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – Anápolis/GO