Prefeito apoia agenda para o desenvolvimento

Tendo como objetivo principal divulgar o conteúdo da Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República, realizou nesta quinta-feira, 12, uma reunião ampliada. O evento, coordenado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais e secretário-executivo do CDES, Alexandre Padilha, contou com a participação de importantes autoridades sergipanas.

Presente no encontro, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou que a reunião foi de extrema importância, pois é preciso discutir com os diversos setores da sociedade quais serão os próximos desafios a serem vencidos pelo Brasil para que o seu desenvolvimento tenha continuidade. "O nosso país se desenvolveu bastante nos últimos anos em diversos aspectos. Prova disso é o crescimento da sua economia, a diminuição da pobreza, a inclusão social. Mas é preciso, nesse momento, planejar o futuro do Brasil", ressaltou o prefeito.

Edvaldo destacou ainda que, para que a nação continue crescendo, é fundamental que se saiba qual a melhor maneira de enfrentar dilemas em áreas como saúde, educação e desenvolvimento econômico e tecnológico. "Para alcançarmos a meta de nos tornarmos um país desenvolvido e em constante crescimento, é preciso haver debate. Ninguém vai conseguir transformar esse plano em uma coisa concreta sozinho. Precisamos juntos preparar o Brasil para o futuro", assinalou.

Prioridade

O ministro Alexandre Padilha destacou, em sua fala, alguns dos pontos mais importantes apresentados na agenda, documento criado pelo CDES com o papel de nortear as ações governamentais no sentido do desenvolvimento do país de forma a empreender mudanças decisivas para a sociedade brasileira.

Segundo ele, muitas das conquistas recentes do país, como a diminuição da pobreza e a inclusão social, constatada através da ampliação da classe média, são resultado das ações empreendidas e mediadas pelo conselho. "Desde 2003, o CDES tem sido uma mesa de negociação entre o governo e a sociedade", afirma o ministro.

Padilha enfatiza que, para 2010, o principal desafio para o Brasil é a melhoria da educação. "A educação é promotora da cidadania, da inclusão, da redução das diferenças. Nossa economia não terá mais condições de crescer se não tivermos disponíveis no mercado profissionais bem formados e preparados", destacou o ministro.

Em sua fala, Alexandre Padilha também destacou a importância do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o país. "Em Aracaju, que é considerada a capital nacional da qualidade de vida, com certeza temos ótimos resultados no Ideb. O alto índice, inclusive, deve ter colaborado para a obtenção desse título", avalia.