Sem categoria

AM: Soldado da borracha declara apoio de sua categoria a Vanessa

Durante a caminhada pelas calçadas do bairro Educandos, em Manaus, a candidata ao Senado da República, Vanessa Grazziotin, foi surpreendida por um senhor de aproximadamente 80 anos que se aproximou da deputada devagarinho e lhe entregou um bilhete, escrito no verso de um cupom fiscal.

Venessa durante caminhada no Educandos, Manaus

Com letra bem legível, o recado dizia assim: “Deputada Vanessa, continue a sua luta pelos aposentados Soldados da Borracha, para que nossa aposentadoria seja igual à dos combatentes. Agradecem, os Soldados da Borracha. Conte conosco!".

O aposentado era o ex-seringueiro que se identificou como Manuel Santos. Seu bilhete se referia à uma luta travada pelas deputadas Vanessa Gazziotin (PCdoB-AM) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC), para o governo Lula elevar a pensão dos trabalhadores da borracha para R$ 3 mil.

Esta garantia, tão aguardada por quase 9 mil ex-seringueiros vivos, foi em outubro de 2009, durante audiência na Casa Civil da Presidência da República, pela deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB).

A autora da PEC foi Vanessa Grazziotin. Presente à audiência, a parlamentar do PCdoB disse que “após relevantes serviços prestados à Pátria e em defesa da segurança nacional, estas pessoas estão vivendo de forma quase miserável”. As deputadas comunistas obtiveram o mesmo apoio do então ministro da Previdência, José Pimentel.

Vanessa Grazziotin, em sua justificativa à PEC, assegurava os seguintes direitos: em caso de morte, a pensão será paga à viúva, companheira ou dependente, de forma proporcional, de valor igual ao pago ao titular; assistência médica, hospitalar e educacional gratuita, extensiva aos dependentes; aposentadoria com proventos integrais aos vinte e cinco anos de serviço efetivo, em qualquer regime jurídico; prioridade na aquisição da casa própria, para os que não a possuam ou para suas viúvas ou companheiras.

Após ler o bilhete entregue pelo ex-seringueiro, Vanessa se emocionou e levou a mão aos olhos úmidos. O homem agradeceu e foi embora.

Fonte: site de Vanessa Grazziotin