Lula Morais ressalta importância da ICID+18

O deputado Lula Morais (PCdoB) ressaltou, na manhã desta terça-feira (17/08), a importância da ICID+18 – Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, em discutir o problema da desertificação. O evento acontece no Centro de Convenções Edson Queiroz até a próxima sexta-feira (20/08). “O olhar do mundo está voltado para impedir, reduzir e prevenir o problema da desertificação em todo o Planeta”, disse.

2a Conferência Icid

Lula elogiou a cobertura que o Jornal Diário do Nordeste fez sobre o evento. “Inclusive foi publicada uma reportagem mostrando que aproximadamente 45% da caatinga no Ceará já estão em amplo processo de degradação do solo e, portanto, de agressão ao meio ambiente”, disse. Segundo ele, “se nada for feito para a população mais sofrida, que habita as áreas secas, recairão todos problemas”.

O parlamentar destacou, ainda, que o Ceará perde 82% de sua área de produção agrícola devido à desertificação. “Este é um alerta para que possamos chamar a atenção dos poderes públicos e sociedade para tomarem medidas que impeçam um desastre com a nossa população e com nossa região”, avaliou.

Ele observou que, no evento, um dos representantes das Organizações das Nações Unidas (PNU) afirmou que a expectativa, depois do ICID+18, é que haja uma reversão do problema da desertificação. “Há como impedir o avanço desse problema no Ceará. Existe uma lei, sancionada pelo governador Cid Gomes, que obriga o Estado a desenvolver políticas públicas nesse sentido”, disse, acrescentando que o ICID+18 “é uma conferência preparatória para a Rio 2012”.

Outro assunto abordado pelo deputado comunista foi o crescimento econômico da China. Conforme ele, após 10 anos, o país passou de oitava economia para segunda economia do Planeta. “A China tomou a rédea do desenvolvimento e encontrou uma forma de sair do atraso, sendo, hoje, o país que mais exporta produtos”, informou.

Para o deputado, o Brasil também passa por um processo de crescimento e “encontrou seu caminho no governo Lula”. A perspectiva do Governo Federal, segundo ele, é que o Brasil, em 2015, deixe de ser a oitava economia e passe a ser a quinta potência do mundo. “Ultrapassamos muitos países desenvolvidos porque deixamos de lado aquela política de negação do papel do Estado, promovida pelo governo de Fernando Henrique Cardoso”, avaliou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL