UJS divulga plebiscito que consultará sobre limites de terra

A União da Juventude Socialista (UJS) Ceará divulga junto aos estudantes cearenses a realização de um plebiscito popular que será realizado em todo o país irá consultar a sociedade sobre a concentração de terra no Brasil. No documento, a entidade convoca entidades estudantis a ingressarem nesta mobilização. Leia a seguir a íntegra do material.

Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil

A União da Juventude Socialista (UJS) Ceará, informa a todos os estudantes secundaristas e universitários que, entre os dias 01 e 07 de setembro, a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país (Latifúndio) no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra no Brasil. E ao mesmo tempo convocamos todos os Grêmios Estudantis, Centros Acadêmicos (CA's) e Diretórios Centrais de Estudantes (DCE's) a juntar-se às demais entidades e setores populares a organizarem e em sua área de atuação comitês populares, para o êxito deste plebiscito em nosso estado.

A consulta popular está sendo promovida pelas 54 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, a Assembleia Popular (AP) e o Grito dos Excluídos. O ato ainda conta com o apoio oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Os estados brasileiros já estão organizados em comitês compostos por diferentes entidades e organizações. A partir dos comitês estaduais, estão sendo formados os comitês regionais, onde municípios das diferentes regiões também estão sendo inseridos no processo. E por todo o Brasil está circulando um abaixo-assinado que continuará mesmo depois do Plebiscito Popular. O objetivo da coleta de assinaturas é entrar com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional para que seja inserido um novo inciso no artigo 186 da Constituição Federal que se refere ao cumprimento da função social da propriedade rural.

Conheça as perguntas que estarão na cédula de votação durante o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

1 – Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

2 – Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

Limite da Propriedade da Terra: Um direito do povo, um dever do Estado

Mais informação no site: http://www.limitedaterra.org.br