Vantagem de Rosalba cai para 6 pontos percentuais
No período de aproximadamente uma semana, os números do Ibope para o governo do Rio Grande do Norte tiveram mudanças.
Publicado 20/08/2010 06:54 | Editado 04/03/2020 17:08
Se a eleição fosse hoje, o pleito eleitoral potiguar não teria segundo turno, já que 6 pontos percentuais é a diferença entre a votação de Rosalba Ciarlini e a dos demais candidatos. Mas essa diferença era de 14 pontos percentuais na pesquisa anterior do Ibope.
A nova pesquisa Ibope/Intertv também mostrou o detalhamento do eleitorado para o governo do Estado. O melhor desempenho de Carlos Eduardo é nos eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental, no qual ele tem 16%. Já Iberê Ferreira tem o melhor desempenho no eleitorado do ensino médio, no qual ele está com 26%. Rosalba Ciarlini concentra o principal eleitorado na faixa da 5ª série a 8ª série do ensino fundamental (52%).
Os menores índices dos candidatos ficaram assim definidos: Carlos Eduardo tem 11% da faixa de 5ª a 8ª série do ensino fundamental; nessa mesma faixa Iberê Ferreira tem 21%. O menor percentual de Rosalba Ciarlini é no eleitorado até a 4ª série, onde ela está com 40%.
A nova Pesquisa Ibope mostrou que da quinta-feira (12), quando foram encerradas as entrevistas para os números divulgados no sábado passado, para a última quarta-feira (18), quando terminou as entrevistas para a nova pesquisa, a candidata do DEM caiu dois pontos percentuais. Enquanto isso, o governador Iberê Ferreira (PSB) aumentou quatro pontos e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) cresceu dois pontos percentuais.
Na nova pesquisa também foi feito o detalhamento por região. Carlos Eduardo tem o melhor desempenho em Natal, onde ele possui 28% da intenção de votos. O menor percentual do candidato do PDT é no Oeste, com 5%. Iberê Ferreira tem o maior eleitorado no Agreste, onde aparece com 33%. Em Natal, o candidato à reeleição está com 20%. Já Rosalba Ciarlini tem o maior percentual no Oeste, com 59% e na região Central está o menor eleitorado com 42%.
O Ibope/Intertv mostrou os números da pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não cita os nomes dos candidatos. Nesse caso, o candidato Carlos Eduardo aparece com 5%, Iberê Ferreira com 12% e Rosalba Ciarlini com 20%.
No comparativo com a primeira pesquisa Ibope, a pergunta espontânea mostra o crescimento de todos os candidatos, mas dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, Rosalba Ciarlini aparecia com 21%, Iberê Ferreira com 11% e Carlos Eduardo com 3%. A maior redução ocorreu mesmo foi com os indecisos, que caíram de 57% para 52%. Na espontânea divulgada ontem, os votos brancos e nulos somaram 8%.
A pesquisa Ibope foi encomendada pela Intertv e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número 22199/2010. Foram realizadas 812 entrevistas no período de 14 a 18 de agosto.