Sem categoria

Juventudes do Foro de São Paulo solidárias com Cuba e Honduras

O segundo Encontro de Jovens do Foro de São Paulo realizado paralelamente ao 16º Encontro do Foro de São Paulo que reúne partidos de esquerda da América Latina aprovou resolução exigindo a libertação dos cinco lutadores anti-terroristas cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998.

A resolução está contida na Declaração final do Foro, que foi realizado em Buenos Aires com a presença de 64 partidos políticos de toda a América Latina.

Além de pedir a libertação dos cinco patriotas cubanos, o texto condena o injusto bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

O cerco econômico, financeiro e comercial mantido durante quase meio século por sucessivas administrações norte-americanas constitui uma flagrante violação do direito internacional, sublinha a Declaração, que adverte ainda que como consequência da aguda crise econômica internacional cresce o desemprego e os jovens são os mais prejudicados. Também a “hegemonia demencial dos Estados Unidos e da Europa” foi condenada pelas organizações juvenis reunidas em Buenos Aires.

O Encontro dos Jovens do Foro de São Paulo rechaçou as ações desestabilizadoras, a ingerência e a crescente presença militar dos Estados Unidos na América Latina e Caribe e condenou o golpe de Estado perpetrado no ano passado em Honduras contra o presidente Manuel Zelaya. As juventudes do Foro de São Paulo respaldam a luta da frente Nacional de Resistência hondurenha e reconhecem Zelaya como o único e legítimo presidente de Honduras.

O documento reprova a política repressiva e autoritária do presidente peruano Alan Gacia e condena a perseguição iniciada pelo presidente Sewbastian Piñera contra o Partido Comunista do Chile.

Fonte: Prensa Latina