Dilma foi recebida por milhares de pessoas em Vitória

O povo capixaba recebeu com enorme entusiasmo a candidata Dilma Rousseff nesta sexta em Vitória, meia hora depois da chegada dela no aeroporto de Goiabeiras, às 11 da manhã. No desembarque, ela fora recebida pelo senador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Dilma no ES

Os três, junto com os candidatos ao Senado, Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR) seguiram do aeroporto imediatamente para a Praça Costa Pereira, no centro de Vitória – local já tomado por militantes e populares desde cedo.

Em cima de uma pequena carroceria Dilma passou a acenar para populares que pararam o trânsito da Avenida Jerônimo Monteiro – a principal da Capital – a fim de dar passagem para a multidão que seguiu com a candidata até a Praça Oito de Setembro, a mais tradicional da cidade, onde Dilma fez um vibrante discurso ao povo capixaba. Depois Dilma Rousseff foi homenageada com um almoço oferecido por políticos e empresários de todo Espírito Santo.

Hartung apóia Dilma

Num encontro com o governador Paulo Hartung (PMDB), Dilma recebeu dele o apoio, unificando ainda mais as forças organizadas em torno dos 16 partidos que apóiam a candidatura de Casagrande ao governo estadual. Até agora, todas as pesquisas feitas no Espírito Santo vinham indicando uma vitória do candidato da oposição, José Serra, apesar do prestígio do presidente Lula entre os capixabas. Contudo, o eleitor capixaba segue acompanhando a tendência que se verifica nacionalmente de crescimento da candidatura de Dilma, revertendo o favoritismo de Serra no Espírito Santo.

De acordo com o presidente do PCdoB de Vitória, José Suzano de Almeida, “é praticamente impossível” Dilma perder para Serra no Espírito Santo, enumerando as razões: “Lula, durante os dois mandatos, esteve no Espírito Santo 12 vezes, é muito querido pelos capixabas, enquanto FHC, no mesmo período veio a Vitória uma vez, ficando 40 minutos; nosso candidato a governador, Renato Casagrande, lidera as pesquisas e já bate na casa dos 60 por cento, contra menos de 20 por cento do candidato tucano, Luiz Paulo; e agora, com o apoio de Paulo Hartung, cuja aprovação ultrapassa a 80 por cento, podemos ter certeza de que aqui vence Dilma”. Suzano completa dizendo que “a esquerda capixaba está se sentindo desafiada a não permitir que a direita vença no Espírito Santo”.

Namy Chequer para o Vermelho Capixaba