Começa campanha salarial dos metalúrgicos de Jaguariúna e Região

Em ano de forte crescimento econômico, a mobilização dos trabalhadores será fundamental para aumentar ganhos.

metalúrgicos de jaguariúna

A Campanha Salarial 2010 dos Metalúrgicos já começou. Dirigentes de 55 sindicatos profissionais da categoria do Estado de São Paulo reuniram-se no dia 10 de agosto, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, para o lançamento da Campanha Salarial 2010.

A pauta aprovada será levada para votação dos trabalhadores da Base do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul (SindMetal) nesta terça-feira, 24 de agosto, em três assembleias.

O Sindicato alerta para que os trabalhadores estejam mobilizados em busca de mais uma Campanha vitoriosa, especialmente em um ano de forte crescimento da economia e do lucro das empresas. Bem diferente do ano passado, quando ainda se falava em crise, as negociações em 2010 acontecem sob condições muito mais favoráveis, em que o trabalhador tem uma grande chance de aumentar seus ganhos, defende a entidade.

Reivindicações

Os principais itens da pauta são: reajuste salarial pelo INPC, aumento real – o percentual será definido no andamento das negociações -, combate à demissão imotivada, redução da jornada de trabalho, valorização do piso salarial, qualificação profissional, licença-maternidade de 180 dias, entre outros.

Segundo o presidente em exercício do SindMetal, José Francisco Salvino, o Buiú, o cenário econômico positivo certamente irá influenciar no ambiente das negociações deste ano, mas é preciso fazer valer o histórico de luta dos trabalhadores metalúrgicos e cada trabalhador fazer o seu papel, para que essa seja mais uma campanha vitoriosa, com bons resultados para toda a categoria metalúrgica.

“As indústrias retomaram sua produção, a produtividade está em alta, os trabalhadores estão fazendo muita hora extra e os salários têm de acompanhar este crescimento”, afirma Buiú. A campanha deste ano envolve basicamente itens econômicos, tendo em vista que as reivindicações sociais constam da Convenção Coletiva de Trabalho assinada no ano passado, com validade de dois anos.

A pauta deste ano traz as seguintes reivindicações:

· Reajuste salarial com aumento real;
· Valorização do teto de aplicação do reajuste salarial;
· Salário normativo;
· Redução da jornada de trabalho;
· Informação ao empregado recém-contratado e integração social;
· Combate à demissão imotivada;
· Programas de formação e qualificação profissional e sindical;
· Licença-maternidade;
· Contribuição dos trabalhadores;
· Obrigatoriedade nas negociações de PLR – Participação nos Lucros e/ou Resultados.

A data-base dos metalúrgicos é 1º de novembro. As negociações acontecem com seis diferentes grupos de empresas patronais.

De Jaguariúna, Bruno Felisbino