Líder popular é assassinado na Colômbia
Organizações humanitárias informaram hoje, 25, que um representante colombiano da população desalojada de Popayan, capital do departamento de Cauca, foi assassinado por desconhecidos.
Publicado 25/08/2010 11:26
Segundo a Consultoria de Direitos Humanos e Assuntos dos Desalojados, Beto Ufo Pineda, de 48 años, que encabeçava a Organização Nova Flórida, morreu em conseqência de vários ferimentos de machado e faca.
Desde 2002 é o 38º caso de assassínio de lideranças de deslocados no país.A Consultoria assinalou que o paradeiro de Pineda era desconhecido desde 17 de agosto, quando saiu para realizar suas atividades de agricultor numa gleba ocupada por 10 famílias assentadas pelo governo nacional en 2007.
A Consultoria recordou que Pineda vivia sob proteção policial.A organização humanitária também denunciou que a líder dos desalojados em Popayán, Olga Castaño, foi agredida fisicamente por um desconhecido nas ruas da cidade.
O órgão de Direitos Humanos solicitou que o governo nacional, o regional e a Defensoria do Povo garantam o direito à vida e à integridade física dos líderes das populações desalojadas que se encontram ameaçados.
Na Colômbia, de acordo com as estatísticas da Consultoria, existem mais de 4 milhões de pessoas desalojadas e deslocadas de suas cidades e povoados natais, devido à espiral de violência que parece não ter fim. As lideranças dessas populações são muitas vezes perseguidas por bandos de paramilitares e narcotraficantes.
Fonte: Prensa Latina