Sem categoria

Eduardo Campos amplia massacre sobre Jarbas em PE: 67% a 19%

O governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), abriu quase 50 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o senador serrista Jarbas Vasconcelos (PMDB). É a maior diferença nos estados pesquisados pelo Datafolha.

Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 23 e 24, Campos subiu de 62% para 67% das intenções de voto, enquanto Jarbas caiu de 21% para 19%. Na pergunta espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados), Campos é mencionado por 48%, e Jarbas, por 11%.

Os outros candidatos – Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (PSOL) Jair Pedro (PSTU) Roberto Numeriano (PCB) e Fernando Rodovalho (PRTB) – foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 3%, e 9% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo. Foram realizadas 1.091 entrevistas em 38 municípios. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 25.402/2010, foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo.

Bahia

Outro governador do Nordeste que caminha para se reeleger no 1º turno é Jaques Wagner (PT). Segundo pesquisa Datafolha feita na Bahia nos dias 23 e 24, Wagner cresceu dois pontos percentuais e alcançou 47% das intenções de voto ao governo baiano.

Seu principal adversário, o ex-governador Paulo Souto (DEM), manteve o patamar da pesquisa anterior, feita antes do início do horário eleitoral na TV: 23%. O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) oscilou um ponto para cima e agora tem 11%.

Bassuma (PV), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Marcos Mendes (PSOL) foi citado, mas não alcançou 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 5%, e 12% dos entrevistados declaram não saber em quem votar. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram ouvidos 1.088 eleitores baianos entre os dias 23 e 24 de agosto em 42 cidades do estado da Bahia. Contratada pela Folha, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.403/2010.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo