Sem categoria

Mercadante avança; Cabral (RJ) e Costa (MG) venceriam no 1º turno

Novas rodadas de pesquisa Datafolha apontam para alterações nas disputas eleitorais nos estados, como São Paulo. Após o início do horário eleitoral gratuito na TV, o senador Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo paulista, subiu quatro pontos e chegou a 20% das intenções de voto.

Segundo o levantamento – contratado pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo e feito nos dias 23 e 24 –, Geraldo Alckmin (PSDB) mantém os mesmos 54% que tinha na pesquisa anterior e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Celso Russomanno (PP) perdeu quatro pontos e agora está com 7%.

Paulo Skaf (PSB) tem 3% (oscilou um ponto para cima). Os candidatos Fábio Feldmann (PV), Paulo Búfalo (PSOL) e Mancha (PSTU) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Anaí Caproni (PCO) e Igor Grabois (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para cima ou para baixo.

Mercadante também cresceu na simulação de eventual segundo turno. Segundo o Datafolha, Alckmin teria hoje 62%, e Mercadante, 29%. No levantamento anterior (de 9 a 12 de agosto), o tucano aparecia com 65%, e o petista, com 25%.

Os dois candidatos cresceram significativamente nas respostas espontâneas (quando não são apresentados os nomes dos candidatos), o que sugere forte impacto da propaganda eleitoral na TV. Foram ouvidos 2.088 eleitores em 59 municípios. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 25.451/2010.

MG

Em Minas Gerais, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) ainda lidera as intenções de voto para o governo do estado e venceria a disputa ainda no primeiro turno – apesar do avanço de Antonio Anastasia, o candidato tucano apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB). Desde o início do horário eleitoral, Anastásia cresceu 12 pontos percentuais, segundo o instituto Datafolha.

Na pesquisa realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, o tucano tinha 17% das intenções de voto. No levantamento desta semana ele aparece com 29%. Mas Costa manteve os 43% da pesquisa anterior. Ou seja, Anastasia não roubou votos de Hélio Costa nesse período. Ele cresceu apenas com a definição dos eleitores indecisos e dos candidatos "nanicos".

Vanessa Portugal (PSTU) e Fabinho (PCB) oscilaram negativamente de 2% para 1% cada. Professor Luiz Carlos (PSOL), Zé Fernando Aparecido (PV) e Edison Nascimento (PTdoB) também têm 1%. Pepê (PCO) não pontuou. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

O Datafolha ouviu 1.261 eleitores mineiros em 52 cidades do estado segunda e terça-feira desta semana. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela Globo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25452/2010.

RJ

No Rio de Janeiro, o início da propaganda eleitoral não afetou significativamente a vantagem de Sérgio Cabral (PMDB) na disputa pelo governo do estado. Com 56% das intenções de voto (eram 57% há 15 dias), o atual governador seria reeleito no primeiro turno.

No levantamento Datafolha contratado pela Folha e pela Rede Globo e realizado nos dias 23 e 24, Fernando Gabeira (PV) cresceu três pontos e agora figura com 17%. A diferença entre Gabeira e Cabral caiu de 43 para 39 pontos percentuais – quase dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos.

Os candidatos Peregrino (PR), Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) aparecem com 2% cada um, e Jefferson Moura (PSOL) tem 1% das citações. Brancos e nulos somam 9%, e 12% dos entrevistados estão indecisos. Foram ouvidos 1.274 eleitores em 30 municípios do estado do Rio. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.435/2010.

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo