Sem categoria

Tarso avança 4 pontos no RS; Agnelo empata com Roriz no DF

O ex-ministro Tarso Genro (PT) ampliou em quatro pontos a vantagem para José Fogaça (PMDB) na eleição para o governo do Rio Grande do Sul. A diferença – que antes do início do horário eleitoral era de 11 pontos percentuais – passou agora para 15 pontos.

Genro foi de 38% no levantamento anterior, de 9 a 12 de agosto, para 42%. Fogaça permanece com 27%. A governadora Yeda Crusius (PSDB), que concorre à reeleição, passou de 16% para 14%.

O Datafolha ouviu 1.225 eleitores em 47 cidades do Rio Grande do Sul, segunda e terça-feira desta semana, e tem margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e pela RBS e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.429/2010.

DF

No Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) manteve a tendência de alta e está em situação de empate técnico com Joaquim Roriz (PSC) na disputa pelo governo. O petista tinha 33% no levantamento realizado antes do início do horário eleitoral e agora aparece com 35%. Roriz manteve os 41% da pesquisa anterior. A margem de erro das pesquisas é de quatro pontos percentuais.

O crescimento de Agnelo é mais visível na pesquisa sobre as intenções de voto para um eventual segundo turno. Segundo o Datafolha, 45% votariam em Roriz no segundo turno contra 44% de Agnelo. Na pesquisa anterior, a vantagem de Roriz era de 46% contra 39%. Ou seja, entre o primeiro e o segundo turno o ex-governador sobe quatro pontos percentuais enquanto o petista ganha nove pontos.

Toninho do PSOL tem 3% das intenções de voto. Frank (PCB) aparece com 1%. Rodrigo Dantas (PSTU), Ricardo Machado (PCO) e Eduardo Brandão (PV) foram citados mas não atingiram 1%. Newton Lins (PSL) não foi citado. Afirmam não saber em quem votar 12%, e votam em branco ou anulam o voto 8%.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela Rede Globo, foi feita com 691 eleitores na segunda e na terça-feira e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 25.428/2010.

Paraná

O ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) continua líder nas intenções de voto para governador do Paraná e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Ele oscilou um ponto percentual para cima e agora tem 47% das intenções de voto. O senador Osmar Dias (PDT) continua com 34% das intenções de voto – mesmo índice da pesquisa anterior, dos dias 9 a 12 de agosto.

Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB), Avanilson (PSTU) e Bergmann (PSOL) foram citados, mas não atingiram 1% cada. Estão indecisos 15% dos eleitores paranaenses, e 3% disseram que pretendem votar em branco ou nulo. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foram entrevistados 1.211 eleitores em 45 cidades, na segunda e terça-feira.

Richa tem larga vantagem sobre Dias na região metropolitana de Curitiba: 62% contra 25%. Na capital, a distância é ainda maior: 65% de Richa, três pontos a menos que na pesquisa anterior, contra os mesmos 20% de Dias. No interior há empate técnico: Richa tem 41% e Dias soma 37%. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela RPC (Rede Paranaense de Comunicação). (ES)

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo