BA: Jaques Wagner amplia diferença para 29 pontos

Pesquisa do Instituto Vox Populi/A Tarde, divulgada neste domingo (29/8), amplia ainda mais a vantagem do governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), na disputa pela sucessão baiana. Com 46% das intenções de voto, Wagner abriu 29 pontos de vantagem sobre o segundo colocado; Paulo Souto (DEM), que registrou 17%. Em seguida, Geddel Vieira Lima (PMDB) aparece com 11% e, na lanterna, Luiz Bassuma (PV), com apenas 1%. Indecisos somam 18%; brancos e nulços, 7%.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a diferença de Jaques Wagner sobre os demais cresce vertiginosamente: 32% da preferência do eleitorado, ante 7% de Souto e 6% de Geddel. Foram ouvidas mil pessoas, em 54 municípios, nos dias 21, 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Instituto também ouviu os baianos sobre a disputa no Senado e, pela primeira vez, registrou empate técnico entre o até então líder nas pesquisas, César Borges (PR), e os candidatos da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB). Sempre apontados nas primeiras colocações, desta vez a diferença entre os três é irrisória, considerando-se a margem de erro. Enquanto Borges registrou 14%, Pinheiro aparece colado, com 13%, e Lídice surge com 10%.

Os companheiros de chapa, entretanto, superam Borges no levantamento espontâneo: 6% dos entrevistados afirmaram votar em Pinheiro; o mesmo percentual para Lídice. Já Borges foi lembrado por 4% do eleitorado.

Presidência

Se a eleição fosse realizada hoje, não apenas Jaques Wagner estaria eleito em primeiro turno, mas também a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Com 65% das intenções de voto na Bahia, Dilma dispara 50 pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB); apontado como preferência de voto por 15% dos baianos. Marina Silva (PV) registrou 6%.

A candidata mantém a dianteira também no levantamento espontâneo: 53% contra 12% de Serra e 4% de Marina. Para 75% dos entrevistados, Dilma tem mais chances de vencer a disputa para o Palácio do Planalto. 10% apostam em Serra. O tucano só assume a ponta no quesito rejeição: 29%. Dilma e Marina empatam em 8%.

Ainda segundo o Vox Populi, 90% do eleitorado já identificam Dilma como a candidata do presidente Lula (PT). E, mesmo não sendo candidato, o presidente foi citado por 5% dos eleitores na espontânea. O prestígio e popularidade de Lula são ratificados pelos 36% que afirmaram que o seu apoio é fundamental na escolha do candidato ao Governo do Estado.

Na quinta-feira (27) passada, o presidente esteve em Salvador, onde participou de comício ao lado de Dilma, Wagner, Pinheiro e Lídice. Na oportunidade, ratificou seu apoio aos que chamou de “companheiros”: “Peço a vocês que, nesses pouco mais de 30 dias que faltam para as eleições, coloquem no coração a necessidade de eleger nossos deputados e deputadas, nossos senadores, Wagner e Dilma”, conclamou diante de um público de mais de 20 mil pessoas.

De Salvador,
Camila Jasmin