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Oposição tem 75,4% do tempo da propaganda na TV venezuelana

Levantamento realizado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela os adversários locais de Hugo Chávez estão chorando de barriga cheia. Durante os primeiros quatro dias de campanha para o pleito de 26 de setembro, onde serão escolhidos os deputados federais, os partidos políticos de oposição ocuparam mais de três quartos das inserções publicitárias transmitidas pelos canais de televisão nacional em sinal aberto.

Embora viva alardeando aos quatro ventos, soprados entusiasticamente pelo Pentágono e CIA, que o país vive uma ditadura e que o presidente Hugo Chávez controla os meios de comunicação sem dar voz ao contraditório, o estudo do CNE aponta justamente o contrário: que os meios de comunicação privados, particularmente os televisivos, realizam uma campanha na contramão da vontade popular.

Poder do capital

Mesmo no Brasil onde os meios de comunicação continuam nas mãos de meia dúzia de famílias, parcela do tempo na rádio e na televisão é proporcional ao número de representantes que os partidos conseguem eleger para as Câmaras ou Assembleias Legislativas. Na Venezuela, onde a oposição é amplamente minoritária, o espaço que ocupa anti-democraticamente é todo ele baseado exclusivamente na força do capital, que em si constitui, conforme dizia Marx, poder social concentrado.

Em programa especial transmitido pela Venezuelana de Televisão (VTV), a presidenta do CNE, Tibisay Lucena, frisou que desde o 25 de agosto, dia do início da campanha, até o meio dia de sábado (28), a oposição abarca um enorme percentual no que diz respeito à contratação da campanha eleitoral na TV aberta. Os canais pesquisados foram Globovisión, Meridiano TV, Televen, Venevisión, Tves e Venezuelana de Televisão (VTV) – as duas últimas pertencentes ao Estado.

Chorando de barriga cheia

Entre os dias 25, 26, 27 até às 12 horas do dia 28, a propaganda oposicionista apareceu da seguinte forma: na Globovisión 98 inserções publicitárias, com 2.569 segundos acumulados; na Meridiano 6 inserções, 170 segundos acumulados; na Televen 54 inserções, 1.443 segundos acumulados; na Tves, zero chamadas; na Venevisión 11 chamadas, 332 segundos acumulados e em VTV, zero chamadas, para um total de 224 chamadas, com 6.117 segundos acumulados".

Já os apoiadores do presidente Hugo Chávez tiveram zero inserções nas tevês Globovisión e Meridiando; na Televen 16 inserções, com 486 segundos acumulados; na Tves 9 inserções, com 233 segundos acumulados; na Venevisión 16 chamadas, 445 segundos acumulados e em VTV 14 inserções, com 439 segundos acumulados, para um total de 55 inserções e 1.603 segundos acumulados.

"A oposição tem 75,4% das chamadas publicitárias e ocupa 73,8% do tempo, enquanto que percentualmente o chavismo tem 24,6% das inserções ocupando 26,2% do tempo. Ou seja, o chavismo tem 26 minutos e 43 segundos e a oposição tem 75 minutos e 14 segundos", informou.
Como diz o poeta, amigo a coisa mais feia é gente que vive chorando de barriga cheia.

Fonte: Leonardo Severo, editor do jornal Hora do Pov
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