Resgate de mineiros presos no Chile terá início nesta segunda
A operação de resgate dos mineiros presos no Chile começará nesta segunda-feira (30) mediante o emprego de uma gigantesca máquina perfuradora que cavará 20 metros por dia.
Publicado 30/08/2010 17:47
A ideia é abrir um túnel que descerá em linha reta até os quase 700 metros de profundidade onde 32 operários chilenos e um boliviano permanecem presos desde 5 de agosto.
Na véspera da operação resgate continua o envio de alimentos, remédios e mensagens de fôlego aos trabalhadores, mediante uns tubos de sete centímetros de diâmetro, denominados pombas. Os mineiros estão constrangidos a uma angustiosa sobrevivência por mais de três meses.
No domingo (29), pela primeira vez, os mineiros puderam se comunicar por telefone com seus familiares e receberam vídeos com gravações cujo objetivo é evitar maiores problemas psicológicos.
Responsabilidades
Os proprietários da mina de San José, 800 quilômetros ao norte desta capital, têm responsabilidade no episódio, uma vez que forçaram as tarefas extrativas no lugar, apesar das condições de insegurança prevalecentes.
O deputado chileno Lautaro Carmona apontou a responsabilidade de autoridades sanitárias da região de Atacama na reabertura do depósito, depois do acidente que provocou lesões graves a um trabalhador.
O parlamentar do Partido Comunista fundamentou sua apreciação em um documento de julho passado, assinado por Raúl Martínez, secretário ministerial de Saúde da citada região, que deu luz verde à retomada das perfurações mineiras na mina de San José.
Segundo o parlamentar, Martínez procedeu sem ter em conta o histórico de acidentes anteriores e a pouca disposição dos empresários para solucionar os riscos da exploração.
Fonte: Prensa Latina