Salvador oficializa candidatura a abertura da Copa de 2014

A implosão do estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido como Fonte Nova, neste domingo (29), marcou também o início da campanha oficial para que Salvador seja palco da abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Logo após a demolição, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, entregou carta-protocolo ao ministro dos Esportes, Orlando Silva, com as intenções da cidade. O documento será encaminhado à Federação Internacional de Futebol (Fifa) ainda esta semana.

 Segundo Campello, a carta do governador Jaques Wagner, que o Ministério do Esporte vai entregar ao presidente do Comitê Organizador da Copa 2014, Ricardo Teixeira, detalha especificações técnicas do novo estádio que será construído no local da Fonte Nova, apresenta as ações de mobilidade e a rede de infra-estrutura que a cidade dispõe ou está construíndo. “Destacamos também a nossa experiência para sediar grandes eventos como o Carnaval, quando Salvador recebe cerca de 400 mil pessoas. Se conseguimos receber 400 mil, temos, com certeza, capacidade para organizar a festa de abertura da Copa do Mundo, que deve atrair cerca de 50 mil”, afirmou o secretário.

A candidatura da capital baiana á abertura do mundial já recebeu apoio de diversas personalidades locais como o cardeal Dom Geraldo Majella, a ialorixá Mãe Stella de Oxossi e as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes. Governos e prefeituras de outros estados do Norte e Nordeste também já assinaram o manifesto em apoio à candidatura de Salvador. A população de Salvador também já entrou na campanha para receber a abertura do mundial.

Fonte Nova

Finalizada neste domingo, com a implosão do anel superior, a demolição da Fonte Nova põe fim a um dos mais tradicionais símbolos de Salvador. Fechado desde novembro de 2007, quando o desabamento de parte arquibancada matou sete pessoas, a velha Fonte foi palco de grandes conquistas do futebol baiano e sempre foi referência, mesmo para quem não gosta de esporte.

Torcedores do Bahia e do Vitória sabem o significado de assistir a um BAVI com a Fonte Nova lotada. Experiência que só quem viveu pode descrever e que certamente vai deixar saudade aos amantes do futebol. Inaugurado em 1951 e ampliado 20 anos depois, o estádio tinha capacidade para 80 mil pessoas, mas recebeu mais de 110 mil em 1988, no jogo Bahia 2 X1 Fluminense, válido pela semi-final do Campeonato Brasileiro de 1988, no qual o Esporte Clube Bahia sagrou-se bi-campeão brasileiro.

Os torcedores do Esporte Clube Vitória também possuem ótimas recordações da Fonte Nova. Um exemplo foi o jogo contra o Palmeiras, que fez o Vitória chegar às finais do Campeonato Brasileiro de 1993, no qual ficou com o vice-campeonato, a melhor colocação já obtida pelo time rubro-negro.

Novo Estádio

A Fonte Nova foi demolida para dá espaço a um novo estádio nos moldes exigidos pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil e na qual Salvador é uma das cidades sedes. A Arena Fonte Nova terá capacidade para 50 a 55 mil pessoas, assentos cobertos para todos os espectadores, 70 camarotes, 1.978 vagas de garagem, sala de imprensa e vestiários. Para o lazer, restaurante panorâmico com vista para o gramado e para o Dique do Tororó, 39 quiosques, lojas e centro de negócios.

A previsão é que o estádio esteja pronto em dezembro de 2012, em tempo de receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e quem sabe a abertura da Copa de2014. A idéia é que a Fonte Nova seja também uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecem no Rio de Janeiro.

Assista o vídeo com depoimentos de pessoas que presenciaram a implosão da Fonte Nova.

De Salvador,
Eliane Costa