Sem categoria

RJ: Candidatos de Sérgio Cabral sobem e embolam disputa ao Senado

Numa eleição morna — onde a disputa estadual traz o governador Sérgio Cabral na liderança isolada com chance quase irreversível de vencer já no primeiro turno —, o eleitor do Rio começa a se voltar para o Senado. É o que revelam as mais recentes pesquisas de intenções de voto feitas no estado.

Tanto Datafolha como Ibope apontam um forte crescimento dos candidatos do PT, o ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias, e do PMDB, deputado estadual Jorge Picciani — ambos apoiados por Cabral. Ao mesmo tempo, os dois institutos indicam quedas do líder nas últimas enquetes, o senador, Marcelo Crivella (PRB), e do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM).

O candidato que conquistou mais pontos na disputa foi Picciani. Segundo o Ibope, ele passou de 11%, há duas semanas, para 17%. Lindberg também teve elevação de 21% para 24% no mesmo período, enquanto Crivella e Cesar Maia caíram de 37% para 30% e 33%, respectivamente.

Nas últimas semanas, Picciani tem intensificado a campanha no interior do estado. Com ajuda do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), reuniu, no início de agosto, 78 prefeitos para pedir apoio. No sábado, eles fizeram um ato batizado de "Municípios do Rio com Picciani" com carreatas por todo o estado.

Segundo Picciani, a liderança de Cesar Maia e de Crivella deve-se ao fato de ambos terem disputado outras eleições. "O recall deles é muito alto. Quando o eleitor olha a ficha das pesquisas, só conhece os dois e escolhe. Mas com a campanha da TV e o apoio de políticos que dão qualificação, falam o que fiz, o eleitor passa a me conhecer melhor", argumenta Picciani.

O deputado acredita que os votos que vêm recebendo agora são de indecisos e que ainda não roubou votos dos candidatos líderes. Isso, segundo ele, deve ocorrer agora na reta final.

Já Lindberg tem crescido na campanha e já se aproxima de Cesar Maia e Crivella. Em sua opinião, o principal motivador de sua expansão foi a propaganda na televisão onde tem mostrado suas propostas e o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Único dos que concorrem ao Senado pelo Rio a receber a adesão presidencial na propaganda eleitoral gratuita — já que o Tribunal Regional Eleitoral do estado proibiu o presidente de aparecer na campanha de Crivella —, Lindberg expõe diariamente as declarações de Lula na TV. Ontem, em visita ao porto do Rio, o presidente disse o prefeito anterior da cidade — sem citar diretamente Cesar Maia — não era um bom parceiro do governo federal.

A pesquisa do Datafolha, divulgada também no fim de semana, mostra números e tendência similares, com uma inversão entre Crivella e Maia. Crivella caiu de 40% para 37%. Cesar Maia ficou com 32%, enquanto Lindberg apareceu com 24% das intenções de voto e Picciani, com 16%.

Da Redação, com informações do Valor Econômico