Sem categoria

Lula reitera que União definirá preço do barril da cessão onerosa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu paciência à opinião pública e garantiu que a capitalização da Petrobras vai sair. Reiterou que a União definirá o preço do barril do petróleo da chamada cessão onerosa a ser usado na operação.

“O petróleo é da União e é a União que vai estabelecer o preço”, disse Lula a jornalistas, depois de encontro com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em Brasília.

“Paciência e tranquilidade, porque a gente vai capitalizar a Petrobras”, acrescentou o presidente. A expectativa é que ainda nesta quarta-feira seja anunciado o preço do barril do petróleo que será usado na capitalização da Petrobras.

A polêmica em torno do tema reflete a divergência de interesses entre o Estado e os acionistas privados da Petrobras, que pressionam por um preço baixo, entre 5 e 6 dólares, o que tende a reduzir o impacto do aumento do controle o governo sobre a empresa decorrente da capitalização. Quanto maior o preço maior será a participação pública na distribuição do bolo de ações da empresa e menor a presença da iniciativa privada.

Com agências