O preço de uma candidatura nova e a debandada do DEM

O Girassol – Politica
Publicada em 31/08/2010

Kátia perde apoio

Mudanças de apoio na política são perfeitamente normais, mas o que aconteceu nesta última semana não se tornará um fato isolado e nem corriqueiro no final do pleito deste ano.

A debandada de Junior Mazola (DEM) e de mais de 45 representantes sindicais da área da agricultura, além de outros candidatos que retiram suas candidaturas para seguir as fileiras do candidato à reeleição ao governo Carlos Gaguim (PMDB), da coligação Força do Povo, poderá ser um dos marcos decisivo nas eleições deste ano.

Tudo isso só ocorreu porque a senadora e coordenadora de campanha do candidato da coligação Tocantins Levado a Sério, Siqueira Campos (PSDB), Kátia Abreu (DEM) – foto, em detrimento de sua candidatura, resolveu apoiar um novo político, Irajá Abreu (DEM) como candidato a deputado federal, cujo passado não é tão expressivo quanto o de Junior Mazola. A favor do novo político, conta apenas que o mesmo é filho da senadora tocantinense.

Apesar de saber das possíveis consequências, como aconteceu de forma oficial nesta última segunda-feira, 30, onde a coligação TLS perdeu o apoio de dezenas de presidentes sindicais da área ruralista, a senadora preferiu levar em frente seu plano de apoiar o novo candidato a deputado federal. Irajá Abreu já tentou deixar claro que está caminhando com suas próprias pernas, apesar de citar o nome de sua mãe em seu programa veiculado na TV e no rádio.

Insatisfeito com essa decisão, Junior Mazola resolveu não aceitar o alto preço em apoiar a candidatura deste novo político. Além de não concordar com mais essa decisão – que, dizem, unilateral – da senadora, Marzola convenceu antigos parceiros a mudarem de lado. Conseguir isso não foi tão difícil já que – argumentam alguns – a senadora é bastante conhecida em tomar decisões sem consultar as bases e nem os parceiros que a apóiam.

• LEIA TAMBÉM: Além de Marzola, 54 sindicatos rurais declaram apoio à Gaguim

Contudo, nada está decidido nessas eleições. Certo mesmo, é que essa derrota sofrida pela senadora poderá influenciar e muito o resultado final dessas eleições, afinal quem é que dúvida que a política, entre tantas coisas, se faz com apoios e conchavos por baixo dos bastidores!