Casagrande recebe propostas de Comitê Racial Suprapartidário

Em evento realizado no Cerimonial Portomare na praia de Camburi na última segunda-feira 30/08 os candidatos á governador Senador Renato Casagrande e ao Senado Ricardo Ferraço receberam um conjunto de propostas elaboradas pelo comitê suprapartidário formado pelo PSB, PT, PMDB, PCdoB, além destes partidos o fórum de entidades negras FENEGRA participou da elaboração do documento.

Casagrande e Ricardo recebem propostas do movimento negro

    O Plano Estadual de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial – PLAESPIR – apresentado ao candidato pretende á partir de sua criação se constituir em um espaço educativo que poderá provocar mudanças de pensamentos e de práticas na condução da coisa pública, com foco na promoção da igualdade racial. Entre as diretrizes do plano está à implementação da Lei Estadual 7.723/2004 que institui a política de igualdade racial no Espírito Santo a fim de combater as desigualdades etnicorraciais.

    O representante do PCdoB no comitê Welington Barros, Coordenador de Comunicação da UNEGRO-ES destacou a estreita relação entre o partido e a luta anti-racista “foi através de um Projeto de Lei emenda á constituição de autoria do comunista Jorge Amado em 1946, que as religiões de matriz africanas saíram da ilegalidade, sendo permitida a liberdade de culto, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra em memória de Zumbi dos Palmares foi projeto do deputado do partido comunista Haroldo Lima em 1988”. Ressaltou ainda que faz parte do estatuto do partido o combate ao racismo. Neste sentido, afirmou ao candidato a governador e aos representantes do Movimento Negro que as propostas que forem apresentadas á Assembléia Legislativa que visem á promoção da igualdade racial terão apoio do partido. Por fim salientou que o Partido Comunista passa por uma curva ascendente no estado, nas eleições de 2008 conquistou uma cadeira na câmara de Vitória e tem contribuído qualitativamente no debate político daquela casa.

   O senador e candidato a governador Renato Casagrande foi o último orador da noite e se comprometeu estudar com carinho ás propostas elaboradas pelo comitê, destacou que no seu governo os grupos historicamente discriminados terão suas especificidades observadas na elaboração das políticas públicas. Diversas autoridades prestigiaram o evento como o vice-governador Ricardo Ferraço, a suplente de senadora Ana Rita, o deputado estadual Paulo Folleto, a vice-presidente nacional da CTB (licenciada) Márcia Machado, os vereadores de Vitória Juarez Vieira e Namy Chequer candidato a deputado estadual, além de diversas lideranças do movimento negro e social.

Da redação vermelho capixaba