Fecosul debate situação política nacional e economia do RS
Com o tema “Trabalhadores em defesa de um projeto político para o Rio Grande e o Brasil avançarem”, mais de 150 trabalhadores no comércio e serviços, de todo o estado, participaram da plenária da Fecosul, nesta sexta-feira (3/9).
Publicado 03/09/2010 19:21 | Editado 04/03/2020 17:11

O debate tratou da situação política e econômica do país e do estado, e como os trabalhadores estão neste contexto. O encontro também apontou que os trabalhadores devem ter seus representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Por isso, segundo os comerciários gaúchos, é preciso eleger candidatos comprometidos com os interesses dos trabalhadores.
Pascoal Carneiro, secretário geral da CTB Nacional, tratou da conjuntura nacional e disse que a democracia é fundamental para os trabalhadores. Mas que os trabalhadores precisam fazer parte das decisões do país. “O Brasil apresenta crescimento em vários setores, aumenta a produção em outras áreas, aumento o número de empregos com carteira assinada, no entanto, o salário dos brasileiros continua muito baixo”, afirma Carneiro.
“A política de valorização do salário mínimo, a redução dos juros, o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a unicidade sindical e a defesa de sindicatos fortes são assuntos de interesse dos trabalhadores. E somente deputados federais e estaduais comprometidos com essas causas dos trabalhadores é que irão defender esses avanços. Por isso é preciso analisar os candidatos com critérios como em quem daremos o nosso voto, sua história de luta e de vida, e se é ficha limpa”, considera Pascoal.
Outro palestrante foi Ricardo Franzói,supervisor técnico do Dieese/RS, que falou que a economia do estado está voltada para uma única cultura que é a soja, que é basicamente voltada à exportação. “Por isso qualquer questão que afeta a soja, no mundo, afeta toda a economia, inclusive o comércio. Daí a importância de se investir no mercado interno e na diversidade da produção. Foi isso que o Brasil fez e foi isso que salvou o país de ter uma grande recessão no ano passado”, explica Franzói.
No final da plenária, o presidente em exercício da Fecosul, Rogério Reis apresentou a proposta de reajuste salarial negociada com a Fecomércio para as áreas inorganizadas. Estes índices e valores serão apresentados assim que a convenção for assinada.
Participou da plenária a coordenadora da Mulher da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), Maria Bernadete Lieuthier, que representou o presidente da Confederação, Antonio Alves Almeida. Também marcaram presença o presidente licenciado da Fecosul , Guiomar Vidor, e a secretaria da Mulher da CTB Nacional, Abgail Pereira.
De Porto Alegre
Marcia Carvalho