Sem categoria

Aviões sem piloto dos EUA bombardeiam Paquistão

Ao menos 10 pessoas morreram em decorrência dos bombardeios perpetrados hoje por aviões não tripulados dos Estados Unidos contra supostas posições de insurgentes islâmicos no noroeste do Paquistão.

A agência DawnNews informou na última quarta-feira (8) a morte de seis pessoas em um ataque aéreo contra uma moradia na zona de Dande Darpa Khel, no Waziristão do Norte.

Pouco depois, a emissora de televisão noticiou que outro aparelho sem piloto lançou dois mísseis contra um veículo que transitava por uma estrada da aldeia vizinha de Amboor Shaga, com saldo de quatro mortos.

Em ambos os casos, o canal privado citou fontes anônimas dos serviços de inteligência paquistaneses, as quais afirmaram que as 10 vítimas são rebeldes islâmicos que operam nessa área tribal fronteiriça com o Afeganistão.

Os Estados Unidos, que neste ano realizaram cerca de 60 incursões aéreas dentro do território paquistanês, argumenta que no noroeste do Paquistão se ocultam elementos do Talibã afegão e da rede Al Qaeda, que são apoiados pelos grupos rebeldes locais.

O governo paquistanês, aliado de Washington, considera, no entanto, que os bombardeios exacerbam o sentimento antiestadunidense devido ao alto número de baixas que provocam entre a população civil.

Dados extraoficiais cifram em mais de mil o número de baixas civis causadas pelos ataques aéreos estadunidenses dentro do território paquistanês.

Fonte: Prensa Latina