Luiz H. Abraão – Sites de bairros como exercício da democracia

Luiz Henrique Abrahão, estudante do curso de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e morador do Bairro Ellery, participou no I Encontro de Sites de Bairros de Fortaleza realizado no último domingo (05/09), e escreveu em artigo sobre o assunto.

Para o pesquisador, “o fato do contexto local de bairros estar sendo abordado em sites comunitários, de uma maneira nunca antes apreendida pelos grandes veículos de comunicação, cria um fenômeno de redefinição da identidade dos moradores dessas regiões”. O Vermelho/CE publica a seguir a íntegra da opinião de Henrique.

Comunicação Popular Alternativa:
Os sites de bairros de Fortaleza como espaços de exercício da democracia

Desde os primórdios da existência humana, a capacidade de nos comunicarmos de diversas maneiras uns com os outros é o elemento principal que nos distingue dos demais seres vivos. Afinal de contas, Deus, nosso criador, é o verbo da vida. Mas se levarmos em consideração a história da humanidade, bem que demoramos muito para conferirmos a devida importância à liberdade de expressão como direito de cada indivíduo, ressaltando que ainda hoje há países que não permitem a prática desse direito por seus habitantes. Falar em liberdade de expressão no século XXI é falar das ferramentas tecnológicas que a possibilitam de acontecer, como a Internet. Desta forma, os sites de bairros de Fortaleza tornam-se espaço de expressão das necessidades e da vida de seus moradores, muitas vezes não mostradas pela grande mídia comercial (os grandes jornais, emissoras de TV, revistas).

O I Encontro de Sites de Bairros de Fortaleza, que ocorreu no SESC-Centro no último domingo (5), teve como objetivo discutir o papel social da Internet como ferramenta de comunicação popular alternativa, bem como reunir todos os integrantes que coordenam e realizam a criação e manutenção desses sites, a fim de que houvesse troca de experiências para o enriquecimento dessa tarefa de tornar a comunicação verdadeiramente feita pelo e para o povo. Iniciativas como essa valorizam cada vez mais a prática do princípio democrático da liberdade de expressão, pois é o próprio povo que estabelece pautas e produzem conteúdos que são veiculados de forma instantânea na rede mundial de computadores.

Desde a reivindicação de serviços a serem realizados pelo poder público até a divulgação de práticas culturais do contexto local, os sites de bairros manifestam os anseios populares e traduzem o perfil do bairro.

O fato do contexto local de bairros estar sendo abordado em sites comunitários, de uma maneira nunca antes apreendida pelos grandes veículos de comunicação, cria um fenômeno de redefinição da identidade dos moradores dessas regiões. De posse da ferramenta Internet, esses moradores, antes passivos aos desmantelos dos governos e sem grande representatividade, tornam-se atores sociais mais atuantes nos rumos de seu bairro. Não esperam mais as oportunidades chegarem, mas correm atrás delas para ganharem notoriedade e fazerem valer seus direitos de cidadão. Desta forma, a Internet é responsável por integrar comunidades de bairros, até então obscurecidas pelo poder público, aos espaços de discussão e de expressão de idéias, fazendo com que cada morador torne-se mais integrado e consciente na sociedade de seus direitos.

É louvável a iniciativa que criou o I Encontro de Sites de Bairros de Fortaleza, pois tal fato é um reconhecimento público do crescimento e da importância de sites comunitários mantidos pela sociedade organizada que reconhece a Internet como um meio para democratizar os acessos ao poder público, e conseqüentemente garantir os direitos de cidadania, e para divulgar as particularidades das relações sócio-culturais de cada lugar, compondo um perfil de cada bairro da cidade.

Luiz Henrique Abraão é estudante de Sociologia da UECE e colaborador do sítio bairroellery

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do Portal Vermelho