Bancários podem entrar em greve no dia 22

Os bancários do Rio Grande do Norte poderão entrar em greve a partir do dia 22 deste mês, caso as negociações da campanha salarial 2010/2011 com os bancos não avancem. Entre outros pontos, a categoria – cujo salário inicial é de R$ 1.200 – reivindica um reajuste de 24%, com a reposição das perdas acumuladas desde a gestão FHC. Essas e outras cláusulas econômicas serão discutidas entre as partes em rodada de negociação marcada para o dia 16. No dia 21, haverá assembleia da categoria.

“Sabemos que não é de interesse dos banqueiros que a campanha seja fechada antes das eleições. Eles estão neste momento interessados em financiar os candidatos. E o desfecho das negociações deverá ser demorado. Se não houver resultados, deveremos entrar em greve”, diz a diretora jurídica do Sindicato dos Bancários, Albertina Bertino.

Ontem, o Sindicato realizou um ato público para informar à população sobre o início da campanha e para fazer um alerta sobre a possibilidade de paralisação. A manifestação fez parte do calendário nacional de protestos com vistas à Campanha Salarial 2010/2011 e foi realizada em frente às agências do Itaú, do Unibanco e do Bradesco, na avenida Prudente de Moraes, em Natal.
 

Jornal Tribuna do Norte