Hospital do Subúrbio entra em funcionamento na terça
Cerca de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com o início dos atendimentos médico-hospitalares do Hospital do Subúrbio – HS, a partir da próxima terça-feira (14/9). A inauguração será na segunda, às 9h30, com a presença do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.
Publicado 10/09/2010 22:38 | Editado 04/03/2020 16:19
Com capacidade para atender a casos de urgência e emergência clínica, o HS dispõe de 268 leitos de internação, distribuídos nas especialidades de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral adulto e pediátrica, traumato-ortopedia adulto e pediátrica, unidade semi-intensiva e UTI adulto e pediátrica. O hospital também contará com o programa de Internação Domiciliar, com capacidade inicial para atendimento a 30 pacientes. Haverá, ainda, um heliporto para facilitar o deslocamento de pacientes de outras regiões.
Ao todo, foram investidos R$ 45 milhões, fruto da Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio Prodal Saúde S.A., responsável por equipar e manter o hospital por 10 anos; além de contratar pessoal e adquirir equipamentos, assegurando mais agilidade no atendimento. Trata-se, inclusive, da primeira PPP na área de saúde pública hospitalar do Brasil.
“Além de ser uma Parceria Público-Privada, a unidade vai trabalhar com o que tem de mais atualizado, incorporando classificação de risco; procedimento que visa melhorar a qualidade dos serviços”, afirmou Solla. O Hospital do Subúrbio também contará com unidade de bioimagem, raios X, tomógrafo, ultrassonografia, endoscopia e eletrocardiograma, laboratório, central de material esterilizado, lavanderia, farmácia centralizada, serviço de engenharia clínica, serviços de fisioterapia, nutrição, dietética e apoio logístico.
A estimativa é de que a nova unidade gere 1,6 mil empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento. A capacidade inicial de atendimento é de 50% da demanda do hospital, com perspectiva de aumento para 80% após 90 dias, atingindo os 100% com seis meses de atividade.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Agecom