Plano de qualificação para Copa 2014 é debatido em Salvador

Na 2ª reunião da Comissão de Concertação do Planseq Copa do Mundo, na quarta-feira (09/9), em Salvador, foi aprovada a lista encaminhada pelos sete estados, que irão sediar jogos da Copa, quanto às divisões das vagas para o programa de qualificação da mão de obra. Até 2013, 150 mil profissionais das 12 cidades-sedes – além dos destinos indutores – serão capacitados. Somente este ano, serão disponibilizadas 25 mil vagas.

Participaram do encontro, o presidente da Comissão e secretário estadual da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa – Secopa, Ney Campello; a representante do Conselho Consultivo do Instituto João Havelange, Mônica Suruajy, responsável pelo acompanhamento pedagógico; e o coordenador geral de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Anderson Alexandre dos Santos.

O Plano Setorial de Qualificação – Planseq é um programa de qualificação social e profissional direcionado aos profissionais brasileiros que irão trabalhar durante o Mundial da FIFA 2014. A iniciativa é da Secopa e visa beneficiar profissionais das diversas áreas, a exemplo de bilheteiros, cobradores, frentistas, motoristas, taxistas, artesãos, recepcionistas, ambulantes, baianas de acarajé, guias turísticos e empreendedores individuais, entre outros. Durante a reunião desta quarta, também foram acrescentadas as áreas de operador de caixa, vendedor, barqueiro e coordenador de eventos.

Para Ney Campello, responsável pelo acompanhamento do processo de execução das ações de qualificação, é fundamental que o Instituto João Havelange inclua as novas ocupações na planilha, com as respectivas matrizes, e que as alterações sejam encaminhadas aos estados para que já possam indicar as vagas de 2010 dentro das próximas semanas. Quanto às vagas para os próximos três anos, o prazo para fazer o encaminhamento é de 30 dias.

O documento aprovado em reunião será, agora, encaminhado ao Ministério do Trabalho e Emprego para deliberação e posterior lançamento de edital, possibilitando que as instituições de ensino se habilitem para realizar a qualificação. “O Plano é importante para as cidades-sedes da Copa 2014, haja vista que a demanda de qualificação será intensa. Portanto, há necessidade de capacitação específica para colocar essas pessoas no mercado de trabalho”, destacou o representante do MTE, Alexandre dos Santos. Segundo cálculos do Ministério, serão investidos, ao todo, mais de R$ 124 bilhões no programa.

Além da parceria com o Instituto João Havelange e os estados e municípios onde as ações serão executadas, o Planseq ainda conta com apoio da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Agecom