OPovo/Datafolha: Pesquisa aponta indefinição das vagas ao Senado

O tucano Tasso Jeireissati (PSDB) perdeu mais quatro pontos e está agora com 48% das intenções de votos enquanto na disputa pela segunda vaga, há empate técnico entre Eunício Oliveira (PMDB), que tem 34%, e José Pimentel (PT), aparece com 31%. Alexandre Pereira (PPS), Raquel Dias (PSTU) e Tarcísio Leitão (PCB) têm 2%, cada. Benedito Oliveira (PCB), Marilene Torres (Psol), Reginaldo (PSTU) e Polô (PV) têm 1%, cada.

Pesquisas Senado Ceará - Ilustração O Povo

Faltando três semanas para a eleição, a disputa às duas vagas ao Senado no Ceará se mostra bem acirrada. Enquanto Tasso cai nas pesquisas, Eunício e Pimentel crescem na preferência do eleitor cearense. Tasso perdeu quatro pontos percentuais e agora tem 48% das intenções de voto. Eunício passou de 31% para 34%. Pimentel ganhou quatro pontos e chegou a 31%. A soma total de votos chega a 200%, considerando-se que são dois votos para senador. Cada candidato, contudo, pode atingir no máximo 100%.

Desde julho, Tasso Jereissati (PSDB) acumula queda de 11 pontos percentuais. Em quase dois meses, a diferença de Tasso para os dois principais adversários (Eunício e Pimentel) caiu a menos da metade.

Outro ponto que chama a atenção é que grande parte dos eleitores ainda se dizem indecisos. A pesquisa aponta que houve o crescimento do percentual dos que ainda não sabem em quem votar para o Senado. Em julho, a pesquisa apresentou 16% de indecisos, percentual que subiu em agosto para 20%. A nova pesquisa, divulgada nesta terça-feira (14/09) no jornal O Povo, aponta que o índice subiu ainda mais: agora são 25% de indecisos.

Enquanto 80% dos eleitores que já têm candidato se dizem totalmente decididos, há 17% que ainda podem mudar de opinião. Pimentel, com 14%, e Eunício, com 13%, seriam as alternativas preferenciais em caso de mudança desses votos

Os que não sabem em quem votar para nenhuma das duas vagas são ainda mais numerosos: 40%. Em julho, o índice era de 34%, e chegou a 42% em agosto. Considerando tanto o grupo de indecisos para uma quanto para as duas vagas, há 33% de votos indefinidos, dado que pode reverter qualquer expectativa de “já ganhou”.

Há ainda 7% de eleitores que afirmam votar em branco, nulo ou em nenhum candidato para uma das vagas. Outros 4% dizem que votar em branco ou nulo para as duas vagas de senador.

O Datafolha ouviu 927 eleitores em 41 municípios cearenses. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o número 52908/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 29210/2010. A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de setembro.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)

Mais Eleições 2010 no Ceará

OPovo/Datafolha: Nova pesquisa confirma preferência em Cid Gomes

Cresce vantagem de Dilma sobre Serra no Ceará