Sem categoria

"Temas chave" marcaram diálogo entre israelenses e palestinos

O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, disse nesta terça-feira (14), em Sharm el-Sheikh, no Egito, que foram realizadas "discussões sérias sobre temas chave", no primeiro dia da segunda rodada de negociações diretas entre palestinos e israelenses.

As conversações, que tiveram início pouco depois do meio-dia, no horário local, e duraram cerca de uma hora e quarenta minutos, contaram com a participação do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, o presidente palestino Mahmud Abbás, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton e o próprio Mitchell.

O objetivo comum das conversações é estabelecer "dois estados para dois povos", afirmou o enviado. Mitchell agregou que os dois lados precisam alcançar um quadro final para o acordo "dentro de um ano".

Depois da reunião, o porta-voz do Departamento de Estado Philip Crowley exortou israelenses e palestinos a "aceitarem o fato de que nenhuma parte obterá tudo o que quer" se quiserem alcançar a paz.

As duas partes "vão ter que rever suas posições públicas, e obter compromissos a respeito de questões sensíveis defendidas firmemente" por ambas, considerou.

Da redação, com informações da Xinhua