Sem categoria

No Iraque prosseguem atentados e enfrentamentos

Um atentado em Mosul e enfrentamentos em Faluja entre a insurgência iraquiana e o governo apoiado pelas tropas estadunidenses que permanecem ocupando o país, causaram 18 mortos, entre eles sete civis, informou a polícia.

Em Faluja, a 60 quilômetros da capital, Bagdá, morreram pelo menos sete civis e dois soldaos iraquianos em um tiroteio durante uma operação militar conjunta de militares iraquianos e estadunidenses.

Um porta-voz do exército dos Estados Unidos em Bagdá confirmou o incidente, mas só se referiu a um morto durante os enfrentamentos em Faluja, ex-bastião das forças insurgentes.

Outras nove pessoas morreram num atentado em uma estrada próxima à cidade de Mosul devido à explosão de uma bomba e a tiros desferidos contra três veículos que transportavam soldados da terceira divisão iraquiana.

Os insurgentes emboscaram os veículos para surpreender os militares que regressavam de férias a suas casas, por uma auto-estrada a cerca de 400 quilômetros ao norte de Bagdá.

Atentados e enfrentamentos ocurrem frequentemente no Iraque desde a retirada parcial das tropas estadunidenses, realizada em decorrência de acordo entre Washington y Bagdá.

Fonte: Prensa Latina