Sem categoria

Comissão do Senado dos EUA aprova acordo de desarmamento

A comissão de Relações Exteriores do Senado americano aprovou nesta quinta-feira (16) o projeto do Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START) com a Rússia. Este é o primeiro passo na trajetória do documento antes que seja aprovado pela casa do congresso estadunidense.

A comissão aprovou o texto por 14 votos a favor e quatro contrários. O texto, foi assinado em 8 de abril pelos presidentes Barack Obama e Dmitri Medviédev durante um encontro realizado em Praga, capital da Tchéquia.

Ao ser ratificado pelo Senado, o documento substituirá outro, vigente desde 1991, e limitará por um espaço de dez anos a 1.550 ogivas nucleares para cada país, em um prazo de sete anos.

Isso significará uma redução de 74% em relação ao acordo que expirou em 5 de dezembro e de 30% em relação ao Tratado de Moscou, fechado em 2002.

O documento fixa também que Washington em Moscou só poderão dispor de 800 vetores estratégicos, estacionados ou não, em foguetes balísticos intercontinentais com bases terrestres, submarinos e bombardeiros de grande alcance.

O tratado deve ser ratificado também pelo parlamento russo, tal como dispõe a constituição do país, para entrar em vigor.

Deverão aprovar o texto no Senado dos Estados Unidos dois terços dos senadores, ou seja, 67 dos 100 membros da casa. Isso implica que os democratas, com 59 assentos, devem contar com o respaldo de pelo menos 8 republicanos. Na comissão, somente três republicanos aprovaram o acordo.

Fonte: Prensa Latina