Sem categoria

Coreia do Norte reafirma princípio da reunificação

Apesar das crises fomentadas pelo intervencionismo estadunidense na Península Coreana, a República Popular Democrática da Coreia continua apostando na reunificação da pátria.

A República Popular Democrática da Coreia reiterou que um sistema federal constitui o modo mais racional para conseguir a reunificação pacífica da pátria, diz artigo publicado pelo jornal Rodong Sinmun. O diário lembra que existen diferentes ideologias e regimes na Coréia devido à divisão do país e da nação imposta por forças estrangeiras.

O jornal reafirma que "não se deve querer solucionar de maneira coercitiva as diferenças de ideias e regimes".

Ao insistir na validade da fórmula federal, Rodong Sinmun deixa claro que foi elaborada para pôr fim à divisão da nação coreana, conseguir a reunificação baseada no princípio da grande unidade e garantir sua total soberanía e independência.

O artigo faz menção à Declaração Conjunta de 15 de junho do ano 2000, na qual na qual o Norte e o Sul expressaram a vontade de impulsionar a causa da reunificação nessa direção.

O jornal chama também os coreanos, incluídos os de ultramar, a se somarem à luta para alcançar o mencionado objetivo, sob a bandeira da Declaração Conjunta.

Com informações de Prensa Latina