Sem categoria

Evento em Brasília contribui para campanha da ONU contra pobreza

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI) promoveu, nesta sexta-feira (17), em Brasília, debate sobre “O Desafio da Redução da Pobreza: Compartilhando Experiências Internacionais”. O objetivo é contribuir para a Campanha ‘Levante-se’, uma iniciativa da ONU, para chamar atenção da população para a urgência de medidas que combatem a pobreza.

Evento em Brasília contribui para campanha da ONU contra pobreza - http://www.ipc-undp.org/

O evento reuniu especialistas e o público jovem e acadêmico para debater sobre que experiências os países em desenvolvimento podem compartilhar para a efetiva redução dos índices de pobreza.

Além da campanha de conscientização mundial que acontece neste final de semana – entre os dias 17 e 19 de setembro, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) estarão em pauta durante todo este mês. Simultâneamente à Campanha, acontece a Cúpula de alto nível para revisão dos ODMs, em Nova York entre os dias 20 e 22.

Os dois eventos estão interligados. A campanha ‘Levante-se” pretende mobilizar mais de 173 milhões de pessoas em favor dos ODMs, e em seguida, a Cúpula reunirá 150 líderes mundais para discutir como será possível alcançar as 8 metas dos ODMs até 2015.

O CIP-CI quer chamar atenção para a meta número 1 dos ODMs: Erradicar a extrema pobreza e a fome, que é atualmente um dos maiores desafios enfrentados pelos países em desenvolvimento. A Pesquisadora Sênior do CIP-CI, Radhika Lal, ao lado do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Sergei Soares, abordaram iniciativas de sucesso – no Brasil no mundo – para a redução da pobreza.

Em uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Brasil, o CIP-CI é um fórum global que facilita o aprendizado Sul-Sul e proporciona à comunidade internacional perspectivas inovadoras sobre o desenvolvimento, provê treinamento para os representantes dos países em desenvolvimento e está envolvido em debates e fóruns mundiais.

De Brasília
Márcia Xavier