Sem categoria

Pesquisa diz que aliança PSUV-PCV será maioria na Assembleia

Segundo o último estudo realizado pelo Grupo de Investigação Social (GIS XXI), realizada entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2010, a aliança PSUV-PCV obterá a maioria na Assembleia Nacional, com 52,6% dos votos. Esse resultado se daria em um cenário de baixa abstenção, no qual se estima uma participação entre 65% e 70%, assinalou o instituto de pesquisa, em um comunicado à imprensa.

"Poder ou não alcançar os dois terços da Assembléia Nacional irá depender dos resultados em 17 circuitos que fornecem 21 deputados, nos quais ganhou o "Sim", na na Emenda Constitucional de 15 de fevereiro de 2009, com uma diferença de menos de 10% dos votos", afirma o GIS XXI.

Além disso, influiriam nessa distribuição os estados de Carabobo e no Distrito Capital, para fornecem três deputados cada e pnde, na época da emenda, ganhou o "Sim" por menos de 5%, assim como seis estados onde, historicamente, os partidos ligados ao governo revolucionário dobraram a votação em relação à oposição (Amazonas, Cojedes, Delta Amacuro, Portuguesa, Sucre e Trujillo).

Um cenário possível de formação da nova assembleia, em uma votação nacional onde o bloco PSUV-PCV obtenha entre 52% e 53% dos votos, seria o limite para obter os dois terços, sob a hipótese de que se produza uma votação que mantenha a sua tendência histórica de comportamento.

Fonte: Agência Venezolana de Notícias