Prefeitura de Aurora inicia projeto "Leitura Esporte Clube”

Nesta semana, na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Aurora e na biblioteca pública municipal aconteceu o ponta-pé inicial do projeto “Leitura Esporte Clube” que a Seculte desenvolverá junto aos atletas mirins do projeto Segundo Tempo e da categoria infanto-juvenil de duas escolinhas de futebol locais (Araçá e São Benedito/Aurora Velha). Os beneficiados com o programa Bolsa-Esporte também deverão se integrar à iniciativa.

Projeto de leitura no Ceará

Cerca de 200 jovens atletas participarão da iniciativa de caráter socioeducativo, lúdico, esportivo, cultural e pedagógico. Inicialmente serão promovidas oficinas de leituras e de arte voltadas ao melhoramento da leitura e da escrita junto aos participantes dos programas esportivos da Seculte-Aurora.

Segundo dados da Secretaria, há um grande déficit de leitura no segmento jovem. “Isso só poderá ser corrigido se agirmos agora em várias frentes. E o esporte pode sim dar a sua contribuição, já que se constitui como uma ferramenta das mais efetivas, também na questão educacional o que certamente tem influências significativas para a formação e o despertar do hábito da leitura da nossa sociedade”, afirmou o secretário.

O desenvolvimento da leitura e a prática de atividades esportivas são importantes para a formação do indivíduo, desenvolvendo valores e habilidades que irão auxiliá-lo ao longo da vida. O projeto acontecerá todas as segundas-feiras a partir das 9h da manhã, em um dos anexos da antiga estação ferroviária, na Biblioteca Jaime de Alencar Araripe e no pátio da Secretaria de Cultura.

Semanalmente, nos períodos da manhã e da tarde, serão atendidas categorias Infanto-juvenil e Juvenil, masculino e feminino. A exigência para que o jovem esteja apto a prticipar do projeto é que o aluno esteja matriculado e frequentando assiduamente a escola. Tanto os pais dos alunos, quanto os educandários serão consultados periodicamente pelos monitores da Seculte, no sentido de se verificar a performance do atleta-estudante.

O projeto contará com os trabalhos de monitores, professores e integrantes da Seculte, sob a coordenação direta do poeta Cícero Cosme, Cícera Virgínia e Patrícia Targino.

Fonte: Prefeitura de Aurora