João Ananias demonstra otimismo na reta final campanha

Otimismo. É este sentimento que norteia as ações do candidato a deputado federal pelo PCdoB/CE, João Ananias. Na reta final da campanha, o médico considera que a sua trajetória marcada pelo compromisso reforça a expectativa de bom desempenho nas urnas. “Estamos fazendo uma campanha ética, intensiva, corajosa e propositiva. Queremos um mandato de deputado federal para continuar este trabalho coletivo, responsável, vigilante e de compromisso com as esperanças do povo brasileiro”.

Foto oficial João Ananias

Segundo João Ananias, as expectativas são boas em relação ao projeto do PCdoB de eleger dois deputados estaduais e dois federais. “Considero que são grandes as chances de o Partido cumprir sua meta de dobrar as bancadas estadual e federal. Numa visão macro, considero que teremos nosso projeto vitorioso com a eleição de Dilma (PT) à Presidência da República e de Cid Gomes (PSB) ao Governo do Ceará já no primeiro turno, além dos dois senadores (Eunício Oliveira, do PMDB e José Pimentel, do PT) da base aliada”, reforça.

Desafios na campanha

Nesta fase final de campanha, João Ananias – que tem o foco da campanha voltado principalmente ao interior do estado – enfrenta grandes desafios. “Considero o maior deles, a compra de votos. Infelizmente esta prática ainda é muito presente”, avalia.

Classificando como um fator negativo, João Ananias considera a figura do cabo eleitoral um elemento que dificulta ainda mais o processo eleitoral. “Nós que viajamos muito pelo interior do Ceará, ainda nos deparamos com a figura do cabo eleitoral. Os seguimentos despolitizados ainda alimentam esta prática que nós lutamos para coibir”. Sobre a velha prática de compra de votos, o candidato deixa uma sugestão ao Tribunal Superior Eleitoral: “Nas chamadas comerciais, o TSE deveria intensificar mais as consequências da compra e venda de votos. Esta prática adultera o resultado das urnas e a vontade do povo”.

Sobre a marca de sua campanha, João Ananias considera que seja o compromisso. “Nossa trajetória de assumir metas e cumpri-las nos dá esta característica positiva. O candidato também ressalta o principal desafio encarado durante a campanha. “A disputa torna-se desigual na medida em que enfrentamos candidatos com muitos recursos e nossa campanha fica voltada praticamente às propostas e à coragem. A correlação de forças torna-se desigual”, compara. 

Avaliação do cenário político 

Questionado sobre a situação política atual no país, João Ananias também demonstraotimismo. “As eleições majoritárias, tanto no cenário nacional quanto no Ceará, já estão praticamente decididas com as vitórias de Dilma e Cid já no primeiro turno. O povo demonstra maturidade política reconhecendo os investimentos dos governos anteriores e buscando dar continuidade a estes projetos”.

No Ceará, a disputa se intensifica nas duas vagas ao Senado. Segundo João Ananias, a participação do presidente Lula alavancou as intenções de votos dos aliados Eunício e Pimentel e declinou a candidatura antes considerada “segura” do tucano Tasso Jereissati (PSDB). “A participação legítima de Dilma e Lula nas campanhas de Eunício e Pimentel desconstruiu o discurso tucano de defesa dos direitos do povo. Todos agora podem ver que o Senado precisa de pessoas comprometidas com o crescimento do país e não de pessoas que defendam o atraso”. Para João Ananias, as pesquisas apontam que os cearenses têm confirmado a maturidade eleitoral. “Enquanto os candidatos aliados ao Senado estão em curva ascendente, o outro da oposição cai nas intenções de votos. Torço e acredito na vitória da nossa coligação”, declara.

De Fortaleza,
Carolina Campos