Prestação de Contas na pauta da reunião comunista

Mesmo já começando a reta de final de campanha para os candidatos a deputado estadual e federal, o Partido Comunista do Brasil no Pará, mantém o zelo para efetuar uma campanha limpa e honesta nos moldes da visão comunista. Pensando nisso, a direção do Partido promoveu através da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Formação e Propaganda uma reunião para tratar com os candidatos e coordenadores de campanha o tema: prestação de contas.

Reunião dar orientação sobre prestação de contas.
A reunião coordenada por Eneida Guimarães, secretária de Formação e Propaganda do PCdoB/PA ocorreu na noite desta quinta-feira (23) nas instalações da sede do Partido, em Belém. “O PCdoB está atuante na questão documental necessária para fazer a prestação de conta em conformidade com as normas estabelecidas pelo Tribunal Regional do Pará (TRE-PA)”, disse Eneida.

O prazo estabelecido pelo TRE-PA para fazer a prestação de contas foi repassado aos candidatos, onde até o dia 02 novembro pode ser emitido nota e recibo para a prestação de contas, e após este prazo os documentos devem ser entregues no Tribunal. Outro dado citado e orientado aos candidatos foi à questão das informações que devem conter nos recibos de pessoa física, já que para pessoa jurídica só será aceito a Nota Fiscal na prestação.

“Queremos uma campanha transparente, para isso devemos colocar os dados completos nos recibos”, frisou Eneida. Um candidato questionou na reunião o seguinte: Mas todos os gastos devem ser pagos em cheque? A coordenação da reunião respondeu que sim, exigência da legislação eleitoral, por isso todo e qualquer pagamento só pode ser efetuado mediante o cheque do candidato.

Outro exemplo questionado na reunião foi referente às doações. De acordo com informações repassadas por Eneida Guimarães, somente o proprietário de um serviço ou bem material pode fazer a doação direta ao candidato. “Costumamos citar que com relação ao combustível somente o proprietário de um posto de combustível pode fazer a doação, um serviço de contabilidade, assim também somente o contador poder doar este serviço”, explicou.

Logo, se alguém quer contribuir com a campanha através de doação, a orientação é que seja feito o deposito bancário na conta do candidato. Lucio Solano, candidato a deputado estadual, lembrou aos camaradas que: “Temos que prestar conta da campanha de forma correta para que não tenhamos problemas com o nosso coeficiente eleitoral, caso alguma conta seja reprovada”, ressaltou.

De Belém,
Isa Arnour