Sem categoria

Israel pretende domesticar a ANP, afirma político palestino

O líder independente palestino Mustafá Barghouti desqualificou nesta sexta-feira (24) as atuais conversações de paz entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP), ao considerar que Tel Aviv só pretende domesticar os líderes dessa nação árabe.

"Não é um processo de paz, mas um processo de domesticação da direção da ANP", assegurou Barghouti, em declarações à agência cubana de notícias Prensa Latina.

De acordo com o presidente da Iniciativa Nacional Palestina, as negociações que se estenderam durante 25 años se converteram num substituto da paz.

O mundo se tornou dependente dos processos de paz entre Israel e Palestina, ironizou Barghouti, que participou de um evento internacional de solidariedade com a causa do povo palestino realizado em Nova Delhi.

Na opinião desse líder político que foi derrotado pelo atual presidente da ANP, Mahmoud Abbas, nas eleições presidencias palestinas de 2005, não pode haver negociações enquanto Israel continue construindo assentamentos nos territórios ocupados.

Barghouti também chamou a atenção para um eventual reconohecimento de Israel como Estado judeu, já que esse passo implicaria, disse, abandonar as demandas históricas do povo palestino e impediría o regresso dos milhares de refugiados a seu país de origem.

Com a retomada das conversações, Tel Aviv busca apenas ganhar tempo para completar e consolidar um sistema de apartheid na Palestina, como existiu na África do Sul, afirmou Barghouti, ao assinalar que a ANP só poderá exercer seu poder dentro dos “bantustães” em que Israel pretende dividir el país.

Fonte: Prensa Latina