"Camponeses do Araguaia" é exibido no Festival do Rio
O documentário “Camponeses do Araguaia – a Guerrilha vista por dentro”, de Vandré Fernandes, será exibido no Festival do Rio 2010, a partir desta terça-feira. O filme, produzido pela Fundação Maurício Grabois e a OKA Comunicação, foi construído a partir dos depoimentos de camponeses do Sul do Pará que viveram no local durante a Guerrilha do Araguaia (1972-1974).
Publicado 27/09/2010 16:28
Dentro do Festival, "Camponeses do Araguaia" integra a Mostra Política, desmembramento da Première Brasil, em que estão abarcadas ainda a Mostra Competitiva, a Hors Concours, a Mostra Retratos e a Novos Rumos.
"Foi uma grata surpresa sermos selecionados para essa mostra paralela", diz Vandré Fernandes, que, com o documentário, estreou na direção de um longa. "Estar no festival possibilita que este tema seja visto por mais gente, pessoas que, muitas vezes, desconhecem ou sabem pouco sobre esse conflito que ocorreu no Sul do Pará", completa.
De acordo com Vandré, o diferencial de "Camponeses do Araguaia" é que ele não se concentra na versão dos militares, nem na dos guerrilheiros sobre o fato. "O documentário dá voz aos camponeses, que viviam lá e ficaram amigos dos 'paulistas' (guerrilheiros). Fala da convivência com eles, mas também das torturas cometidas pelo exercito na região", conta.
A partir de um rico banco de imagens e depoimentos, o filme mostra que os guerrilheiros contavam com amplo apoio popular. E é a população local que expõe os traumas, o sofrimeto pelo desaparecimentos de familiares e amigos, violência e mortes, ajudando a resgatar parte importante da história do país.
A produção conta ainda com depoimentos do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, do ex-guerrilheiro Zezinho do Araguaia, e do historiador Romualdo Pessoa Campos Filho, além de entrevistas do ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Jr.
O Festival do Rio acontece de 23 de setembro a 7 de outubro e vai exibir 300 filmes de 60 países, organizados em 18 mostras, que acontecem em 40 espaços de exibição públicos e privados. "Camponeses do Araguaia" será exibido nesta terça, só para convidados, no Centro Cultural Tribunal de Justiça.
Na quarta, na sexta e no domingo, eles poderão ser vistso pelo público, conforme programação abaxo. O documentário pode ser adquirido na Fundação Maurício Grabois ou na Editora Anita Garibaldi pelo preço de R$ 10,00. Em compras acima de 20 unidades, há desconto de 30%.
A Mostra Política do Festival do Rio 2010 é composta ainda por outros três documentários: Arquitetos do Poder, de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé; Os Representantes, de Felipe Lacerda; e Porta a Porta – a política em dois tempos, de Marcelo Brennand.
Ficha Técnica:
Direção: Vandré Fernandes
Roteiro: Vandré Fernandes
Fotografia: Bruno Mitih
Montagem: Rogério Zagallo
Música: Du Oliveira e Itamar Corrêa
País: Brasil
Ano: 2010
Duração: 73min
Serviço:
Festival do Rio 2010
Mostra: Première Brasil Política
Terça (28), no C.C. Justiça Federal, às 19h30
Quarta (29), na Est Vivo Gávea 1, às 13h40
Quarta (29), na Est Vivo Gávea 1, às 20h10
Sexta (01), no Cinema Nosso, às 17h
Domingo (03), no Ponto Cine, às 14h