UJS/RN realiza debate e apresenta o Pacto da Juventude
O Diretor Estadual de Organização da UJS, Ramon Alves, abriu a segunda edição afirmando "a importância de um espaço como esse, em que a qualidade do debate serve como referência para elevar o grau de politização e de compreensão do momento político". Após saudar os presentes, Ramon apresentou o palestrante Djamiro Acipreste, Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá e Doutor em Estado, Direito e Sociedade Democrática.
Publicado 28/09/2010 09:43 | Editado 04/03/2020 17:08
Ele afirmou ainda que o grande centro da política externa adotada pelo Brasil tem sido a capacidade de desenvolver intercâmbio tecnológico. "Vejam o caso dos caças que serão comprado pelo país. Há algum tempo, na gestão de FHC, com certeza a opção seria pela alternativa americana. Hoje, não importa a nacionalidade, a prioridade é a transferência de tecnologia para o Brasil".
Ao final da apresentação do tema, antes de abrir para o debate, Ramon Alves apresentou aos presentes o documento "Pacto da Juventude", que visa o compromisso público dos candidatos com propostas que possibilitem a melhoria nas condições de vida dos jovens e que tem sido objeto de discussão em todo o Brasil. Após apresentar o documento, Ramon convidou Pedro Henrique, militante da UJS, para entregar a proposta ao candidato a Senador, Sávio Hackradt (PCdoB).
O candidato contou a trajetória como militante do movimento estudantil, ajudando a eleger Aldo Rebelo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) na gestão que marcou a reconstrução da entidade. Ele também homenageou Glênio Sá, morto quando candidato a Senador pelo PCdoB 20 anos atrás. "Quando decidi ser candidato, foi nele em quem me espelhei. Glênio foi uma perda irreparável, era um ser humano incrível e com grande dedicação na construção de um mundo melhor". Ao final, ele declarou que a juventude podia contar com a sua assinatura para fortalecer o Pacto. "O Pacto da Juventude é um importante instrumento de discussão e de aprofundamento acerca das políticas relacionadas à vida dos jovens", declarou Sávio.
Os debates ainda duraram mais de 30 minutos, com intensa participação dos militantes da União da Juventude Socialista. Ao final do encontro, Djamiro ressaltou a importância da UJS neste momento político. "A juventude sempre ocupou papel de destaque. Precisamos evitar que tempos difíceis recaiam sobre o Rio Grande do Norte. Sob todo cenário, seja ele positivo ou negativo, aqui há um segmento organizado capaz de reverter o grau de imobilismo do povo potiguar. Contem sempre comigo".