PETI tem avanços em Crateús

O Governo Municipal de Crateús, através da Secretaria da Assistência Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nesses vinte primeiros meses de gestão, tem investido fortemente em projetos e ações que estão possibilitando avanços positivos na erradicação do trabalho infantil em Crateús.

O PETI é um Programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Crateús, e tem como objetivo principal retirar as crianças e adolescentes, entre 07 e 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante.

Em Crateús, o Programa promove sistematicamente para os monitores capacitações, seminários, oficinas teóricas e práticas com o objetivo de partilhar vivências e desafios do cotidiano da atuação da rede de proteção para o desenvolvimento de ações para a melhoria de vida das famílias assistidas.

Para o Coordenador do Programa em Crateús, Nacélio Macedo, “o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, emocional, social, educacional e democrático das crianças”, pois, no trabalho infantil, as crianças ocupam o posto de um adulto e perdem a possibilidade de buscar melhor qualificação educacional, e no futuro conquistar um emprego de maior remuneração. “Por isso, estamos investindo fortemente na reestruturação física dos núcleos, equipando-os com instrumentos necessários para a adequada prestação dos serviços”, disse Nacélio.

Para a Secretária da Assistência Social, Luciene Rolim Beserra, as ações desenvolvidas pelo Programa em Crateús vão muito além do resgate da criança em iminente perigo de trabalho infantil. Lá também são realizas atividades visando estimular a participação dos pais, mães e responsáveis na educação e comportamento dos filhos. “Desta forma trazemos a auto-estima, a confiança, a cidadania participativa, a política publica, direitos e deveres de todos participantes do processo”, enfatizou a secretária.

Atualmente a Prefeitura de Crateús atende 800 crianças e adolescentes, graças ao avanço de 12 para 25 núcleos de medidas socioeducativas; reajustou os vencimentos dos monitores em 100%; implantou 10 parques infantis e 10 brinquedotecas; melhorou as estruturas físicas de todos os núcleos. Além disso, a Prefeitura realiza periodicamente momentos de lazer nos parques da cidade; distribui jogos educativos, material didático e uniforme para todas as crianças e famílias assistidas, mantém acompanhamento sistemático das ações dos monitores nas comunidades, visando uma prestação eficiente nos serviços realizados.

Fonte: Prefeitura de Crateús