Seminário debate política esportiva para pessoas com deficiência

Debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, as políticas públicas de esporte e lazer voltadas para pessoas com deficiência serão debatidas durante todo o dia por conta do II Seminário Municipal do Paradesporto, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). A partir das 8 horas, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza, no Edson Queiroz, paratletas, estudantes, professores de Educação Física e representantes da sociedade civil organizada realizarão um intenso debate sobre os caminhos para o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza.

Pela manhã, a abertura oficial do evento ficará por conta do titular da Secel, Evaldo Lima, do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons e da coordenadora de políticas públicas para pessoas com deficiência, Nadja Pinho. Entre os temas a serem discutidos, estão os projetos desenvolvidos para o esporte de alto rendimento e a acessibilidade aos equipamentos esportivos.

Já no período da tarde, o tema da interdisciplinaridade no paradesporto será trazido à tona, ocasião em que se dará uma mesa redonda com a participação de fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. Ainda pela tarde, será feita uma explanação sobre a atuação, no País, da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas. Encerrando o II Seminário Municipal do Paradesporto, haverá uma discussão sobre a formação do professor de Educação Física para atuar com as pessoas com deficiência e o desenvolvimento do paradesporto em Fortaleza, quando se terá a oportunidade de compartilhar experiências concernentes ao paradesporto nas faculdades, nas universidades e nas instituições sociais.

Confira aqui a programação do II Seminário Municipal de Paradesporto

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel)