Fortaleza: Projeto Feito à Mão promove oficina de costura

A capacitação realizada no Passeio Público resgata a cultura popular dos bonecos de pano.

Neste mês, o Passeio Público ampliou a sua programação cultural com o Projeto Feito à Mão. A proposta oferece para a população oficinas de instrumentos artesanais, bonecas de pano, cadernos artísticos, sonorização, montagem de equipamentos, pintura em tecidos e outras atividades realizadas no meio da tarde, entre as árvores centenárias da praça. As oficinas acontecem sempre às quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Nesta quarta-feira (29/09), terá início a oficina de Iniciação à Costura – confecção de bonecos de pano, com Luciene Lobo.

De acordo com Renata Sampaio, coordenadora de programação do Passeio Público, o Feito à Mão foi criado para oferecer oficinas ligadas à cultura tradicional popular. “Com o tempo, percebemos que existia um campo que já apresentava uma demanda. Então começamos a unir o fazer manual, as necessidades produtivas e de geração de renda”, explica. “Alguns casos não são tão ligados à artesania, mas necessariamente lidam com o fazer manual”. A coordenadora adianta que na lista de oficinas já constam aulas de compostagem, alimentos cozidos sem fogão e plantas medicinais.

Bem tombado pelos três poderes (municipal, estadual e federal), hoje o Passeio Público, praça mais antiga da Cidade administrada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), é de todos e todas e se configura como um dos lugares mais agradáveis do centro; como cenário vivo de um processo de inclusão social através da arte, da cultura e do esporte.

Serviço

Projeto Feito à Mão – Oficina de Iniciação à Costura (aula 1)

Data: Quarta-feira, 29 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro)

Fonte: Prefeitura de Fortaleza