Sem categoria

Esquerda Unida Europeia protesta contra cassação de Piedad

Em um discurso proferido nesta quarta-feira (29) no parlamento europeu, Willy Meyer, eurodeputado da Esquerda Unida Europeia-Esquerda Verde Nórdica, caracterizou a cassação imposta à senadora colombiana Piedád Córdoba, por parte do procurador-geral da Colômbia, Alejandro Ordoñez, como um "ataque direto à possibilidade de uma saída negociada ao conflito da Colômbia".

Para Meyer, "Piedád é um simbolo dessa via pacífica de negociação", pelo que "sua cassação supõe uma provocação inadmissível e antidemocrática".

O eurodeputado lembrou que "o procurador está sendo investigado por suas relações com o 'escândalo das lanças', isto é, as supostas perseguições e escutas contra juízes, políticos e jornalistas por parte dos serviços secretos colombianos a mando do então presidente Álvaro Uribe".

"Nós, do Grupo Parlamentar da Esquerda Unida Europeia, reiteramos nosso compromisso com a saída negociada e exigimos a imediata suspensão destas medidas contra a senadora Piedád, para que possa seguir exercendo seu mandato e possa seguir trabalhando por uma busca de uma solução política ao conflito da Colômbia", finalizou Meyer

Da redação, com informações da Esquerda Unida Europeia-Esquerda Verde Nórdica.