Parada do Orgulho LGBT na luta contra Homofobia

A 9ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) deixou as ruas da “Cidade das Mangueiras” cheias de cor e purpurinas na tarde deste domingo (26) na parada que teve como tema “Vote pela cidadania: diga não a Homofobia”.

Campanha comunista na Parada LGBT de Belém

O evento considerado a quinta maior parada gay do Brasil conseguiu reunir cerca de 600 mil nas principais ruas da capital do Pará. A concentração teve inicio por volta das 16 horas na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e terminou às 20 horas na Praça Waldemar Henrique, mas o grande público seguiu noite adentro com shows que foram montados na praça.

O candidato a deputado federal pelo PCdoB-PA, Jorge Panzera e a militância comunista prestigiaram o evento, na oportunidade conversaram com os participantes da parada, além de entregarem adesivos e panfletagem das propostas comunistas para as eleições 2010.

“Sou a favor da união civil nas relações homossexuais estáveis. Na Câmara Federal vou defender o projeto de união das relações homo afetivas. Sou contra a homofobia, respeito às diferenças e acredito que todos devem respeitar”, disse o candidato.

Desde o inicio da campanha do 6565 os programas eleitorais mostraram uma proposta nova de fazer política, e não resta dúvida que o respeito às diferenças esteve na centralidade das discussões, explicou Jorge Panzera.

Segundo a organização da 9ª Parada do Orgulho LGBT, o evento serve de alerta para mostrar a sociedade que é necessário respeito com o público LGBT. O locutor do evento chamou atenção dos participantes para votarem nas próximas eleições de forma consciente para garantir a eleição de candidatos comprometidos com os direitos da população LGBT.

A luta contra a Homofobia deu tom em todo o percurso do evento como a principal bandeira a ser levantada pelos LGBT, uma vez que os dados apontam, somente no ano passado cerca de 198 pessoas foram mortas no Brasil por causa da sua opção sexual.

De Belém;
Isa Arnour