PCdoB se solidariza com Equador contra "ameaças golpistas"
O PCdoB emitiu nesta sexta-feira (1º) nota em apoio ao presidente do Equador, Rafael Correa, diante dos graves incidentes registrados nesta quinta-feira (30), quando policiais e militares rebelaram-se contra o governo, episódio que foi considerado uma tentativa de golpe. "Os povos sul-americanos não permitirão que essas ameaças golpistas prosperem", colocam Renato Rabelo, presidente, e Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais. Acompanhe.
Publicado 01/10/2010 17:34
Nota em solidariedade ao presidente Rafael Correa
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifesta sua irrestrita solidariedade ao presidente da Republica do Equador, companheiro Rafael Correa, diante da ameaça de golpe de Estado contra seu mandato popular legítimo e constitucional ocorrida no dia de ontem, levada a cabo por efetivos da Policia Nacional e segmentos da Forças Armadas.
Não é a primeira vez que as forças de direita buscam pela via do golpe de Estado, interromper experiências de tipo popular na América Latina. Apenas para lembrar de fato recentes, a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, a deposição de Manuel Zelaya em Honduras em 2009 e a ação de ontem no Equador são demonstrações de que, diante do avanço das forças populares em nossa região, as forças de direita não titubeiam em radicalizar sua ação contra a democracia e a liberdade.
Para isso, utilizam-se de recursos diretos e indiretos, que vão de golpes de Estado à ações desestabilizadoras de variados tipos, apoiadas em geral pelos grandes oligopólios de comunicação.
Contra essas ameaças, é de fundamental importância a reação rápida e contundente dos povos e governos de nossa região, como se deu, por exemplo, com a reunião de emergência da Unasul (União das Nações Sul-americanas) ocorrida nesta madrugada em Buenos Aires. Os povos sul-americanos não permitirão que essas ameaças golpistas prosperem.
São Paulo, 1º de outubro de 2010
Renato Rabelo
Presidente Nacional
Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais