Sem categoria

Guerrilheiros explodem caminhões-tanque da Otan no Paquistão

Homens armados não identificados atacaram nesta quarta-feira (6) um comboio de caminhões-tanque, que carregavam combustível para as tropas das forças lideradas pelos EUA que ocupam o vizinho Afeganistão, pela segunda vez no mesmo dia.

A polícia paquistanesa informou que pelo menos dez caminhões-tanque da Otan foram queimados no ataque.

Mais cedo, guerrilheiros atacaram outro comboio, queimando pelo menos 25 caminhões-tanque nos arredores da cidade de Quetta.

Guerrilheiros paquistaneses pró-Talibã reivindicaram a autoria dos ataques. Eles afirma que a ação é uma retaliação pelo número cada vez maior de ataques não autorizados dos Estados Unidos contra supostos alvos do Talibã no Paquistão.

Os ataques ocorrem ao mesmo tempo do fechamento da maior passagem fronteiriça entre os dois países, em uma reação do Paquistão à invasão do país pelas forças de ocupação do Afeganistão.

A principal rota de apoio usada pelas forças lideradas pelos Estados Unidos no Paquistão para transportar suprimentos para o vizinho Afeganistão está fechada há já sete dias.

Centenas de veículos da Otan, incluindo caminhões-tanque e conteineres estão estacionados em diferentes partes do nordeste do Paquistão, próximos à fronteira com o Afeganistão.

Fonte: PressTV