Sem categoria

Contag elege representantes no Congresso e nas Assembleias

A Contag avalia de forma positiva o resultado das eleições 2010. O movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR) conseguiu ampliar as suas bancadas no Congresso Nacional e Assembleias Legislativas.

O Sistema Contag elegeu três deputados federais e quatro estaduais orgânicos, ou seja, lideranças sindicais que têm ligação direta com o MSTTR. “Essa eleição mostrou a força da agricultura familiar. Ainda não temos os números fechados, mas conseguimos eleger nomes importantes e manter nossa bancada na Câmara e no Senado”, comemora o presidente da Contag, Alberto Broch.

O ex-presidente da Contag, Manoel dos Santos, foi eleito deputado estadual pelo PT de Pernambuco com uma votação expressiva (42.347 votos). Os deputados federais Assis do Couto (PT-PR) e Beto Faro (PT-PA) foram reeleitos.

O ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag), Edson Pimenta (PCdoB-BA), e os candidatos Giovane Cherini (PDT-RS) e Elvio Bohn Gass (PT-RS) também vão reforçar a bancada da agricultura familiar na Câmara dos Deputados. O atual deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) será o primeiro suplente na próxima legislatura.

Além de Manoel dos Santos, o Sistema Contag elegeu para as Assembleias Legislativas de diversos estados Fabrício (PCdoB-BA), Heitor Schuck (PSB-RS), Rogério Correa (PT-MG) e Zé Maria (PT-PA).

O presidente da Contag também anuncia que o MSTTR está mobilizado para participar do segundo turno para apoiar a candidata Dilma à Presidência da República e os candidatos comprometidos com a reforma agrária e agricultura familiar, que vão disputar as eleições em alguns estados.

“Temos lado. Já anunciamos isso no primeiro turno e vamos reforçar agora, pois não defendemos apenas uma candidata, mas sim uma continuidade de governo e de um projeto de desenvolvimento”.

Representatividade

Nos estados que não havia candidatos do MSTTR, a Contag apoiou outras candidaturas afinadas e comprometidas com os trabalhadores e trabalhadoras rurais. Entre esses, foram eleitos os deputados federais Pedro Eugênio (PT-PE), Guimarães (PT-CE), Erika Kokay (PT-DF), Leonardo Monteiro (PT-MG), Rubens Otoni (PT-GO), Zé da Silva (PDT-MG) e Flávia Moraes (PDT-GO).

O Sistema Contag também apoiou a eleição dos deputados estaduais Camilo Santana (PT-CE), Nelson Martins (PT-CE) e Faleiro (PT-PA). Para o Senado federal os candidatos eleitos Valter Pinheiro (PT-BA), José Pimentel (PT-CE), Wellington Dias (PT-PI) e Eduardo Amorim (PSC-ES) receberam o apoio do MSTTR.

“O resultado mostra um cenário bastante positivo no Congresso Nacional, pois conseguimos fortalecer a bancada da agricultura familiar e fazer um reforço mais internamente”, acredita a vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas.

Segundo a dirigente, os bons resultados nas eleições mostram o amadurecimento gradativo e o envolvimento do MSTTR. “O desafio agora é traçar novas estratégias a curto e longo prazo visando às próximas eleições para fortalecer ainda a nossa base no campo. É um bom cenário para maturar esse conhecimento”.

Fonte: Assessoria de imprensa Contag