Sem categoria

Trabalhadores manifestam por mais empregos e melhores salários

Centrais sindicais, federações e sindicatos promovem nesta quinta-feira (7), manifestações para marcar Dia Mundial pelo Trabalho Decente. Milhões de trabalhadores em todo mundo tomarão as ruas por emprego e salário justos. No Brasil, as centrais sindicais estarão nas ruas para lutar por melhores condições de vida e trabalho, ampliando os laços de solidariedade e integração entre os povos.

Em São Paulo, o ato é organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Nova Central e União Geral dos Trabalhadores (UGT), e começa às 10horas no Teatro Municipal, no centro da capital.

Depois, os trabalhadores seguem em passeata pelas avenidas Ipiranga e São Luís até a rua Martins Fontes, sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Os sindicalistas entregarão um documento em defesa da criação de mais empregos, aumento real de salário, redução da jornada de trabalho e igualdade de oportunidades.

Na Bahia

A CTB Bahia também realiza nesta quinta, um ato político, a partir das 15 horas, em frente à Superintendência Regional do Trabalho para marcar a data. Segundo Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia, a política de valorização do Salário Mínimo e o fortalecimento do papel do Estado têm sido essenciais para o país superar a crise e combater as desigualdades, e precisam ser aprofundadas para efetivar a justiça social.

“Agora, é hora de ampliar direitos, reduzir a jornada de trabalho sem redução de salário, combater a precarização e o trabalho infantil, garantir igualdade de oportunidades e serviços públicos de qualidade. Para que isso ocorra, é preciso aumentar os investimentos em políticas públicas e pressionar para colocar o setor financeiro em sintonia com um projeto nacional de desenvolvimento inclusivo, reduzindo as taxas de juros e ampliando os recursos para os setor produtivo e para as áreas sociais”.

Dia Mundial pelo Trabalho Decente

O conceito de trabalho decente foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu programa, e engloba os seguintes temas: direitos no trabalho, solidariedade e fim da pobreza e das desigualdades sociais. Tal conceito, em nosso país, se traduz na defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, ampliação da oferta do primeiro emprego e de qualificação ao jovem, garantia de emprego digno com carteira assinada, respeito à organização sindical, combate ao trabalho infantil e escravo, igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero, raça ou orientação sexual.

Trabalho Decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho. Os quatro eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente são: a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT- Organização Internacional do Trabalho, adotada em 1998.

Da redação, com agências